Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Educação abre processo para avaliar fluência na leitura

Redes municipais de SP podem confirmar a participação no processo voltado aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental

Educação|Do R7

Seduc-SP abre processo de adesão a Avaliação de Fluência Leitora aos alunos do fundamental
Seduc-SP abre processo de adesão a Avaliação de Fluência Leitora aos alunos do fundamental Seduc-SP abre processo de adesão a Avaliação de Fluência Leitora aos alunos do fundamental

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) abre o processo de adesão para a 1ª Avaliação de Fluência Leitora 2021. As redes municipais de ensino podem confirmar a participação no processo voltado aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental.

Estudantes criam aplicativo durante curso do novo ensino médio

A avaliação ocorrerá de forma presencial entre os dias 4 e 22 de outubro deste ano. O foco será em análise do desempenho individual na leitura e compreensão de textos escritos para que possa diagnosticar eventuais lacunas no processo de alfabetização durante o período de pandemia.

Leia também

Na prática, o exercício proposto poderá verificar a capacidade, fluidez e ritmo do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à etapa escolar. As cidades interessadas devem se cadastrar no portal da SED (Secretaria Escolar Digital), no menu Avaliação de Fluência 2021 – Redes Municipais, até 15 de setembro.

Publicidade

'Projeto Ler e Escrever' pretende alfabetizar 10 mil idosos até o fim do ano

No modelo subsidiado integralmente pela Seduc-SP, os professores vão gravar a leitura pelo celular, através do aplicativo CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), que também disponibilizará os cadernos de provas para impressão. Na sequência, os áudios serão avaliados para apresentar um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes. 

Publicidade

O processo poderá ser realizado por qualquer professor do ensino fundamental ou demais profissionais pedagógicos disponíveis na escola.

Todos os profissionais da educação devem participar dos cursos de capacitação oferecidos pela Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo), via CMSP (Centro de Mídias São Paulo).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.