Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudantes transformam óleo de cozinha usado em biodiesel

Projeto é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de alunos do curso técnico de Química da Etec Irmã Agostina e conquistou prêmio

Educação|Sofia Pilagallo, do R7*

Iniciativa de alunos levou prêmio do Conselho Regional de Química
Iniciativa de alunos levou prêmio do Conselho Regional de Química Iniciativa de alunos levou prêmio do Conselho Regional de Química

Um biodiesel produzido a partir de óleo de cozinha reaproveitado venceu o Prêmio CRQ-IV, na categoria Química de Nível Médio. O projeto é fruto do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de estudantes do curso técnico em Química da Etec (Escola Técnica Estadual) Irmã Agostina.

O resultado foi anunciado no último dia 25 pelo Conselho Regional de Química da Quarta Região. Com o objetivo de estimular a pesquisa científica entre alunos de cursos técnicos e superiores de Química, a entidade promove a disputa desde 1998.

Leia mais: Etecs e Fatecs buscam doações para continuar ações voluntárias

A equipe vencedora é composta por Amanda Reimberg, Fernando dos Santos, Iracema Silva, Jade Gusmão, Manoela Souza e Maria Aparecida Ramos com orientação do professor Fábio Rizzo.

Publicidade

Segundo Amanda Reimberg, 18 anos, uma das integrantes do grupo, a ideia surgiu a partir de um projeto de síntese de biodiesel realizado na própria Etec, no final de 2018. "A partir disso, nós pesquisamos e descobrimos que dava para reutilizar óleo de cozinha – e já que, normalmente, se faz um uso inadequado desse material, pensamos: por que não?"

Leia mais: Estudantes brasileiros concorrem ao Prêmio Jovem da Água na Suécia

Publicidade

Os estudantes também utilizaram um catalisador – substância que aumenta a velocidade de reações químicas – reutilizável e acessível, produzido a partir de vermiculita, um tipo de argila.

Para o orientador do trabalho, Fábio Rizzo, a iniciativa se destacou por explorar duas das doze vertentes da chamada Química Verde. "São princípios a que os cientistas dessa área devem atentar para diminuir os impactos ambientais associados à produção de químicos. Entre eles, estão a prevenção de resíduos e a utilização de catalisadores."

Publicidade

Leia mais: Alunos das Etecs levam medalhas em prova internacional

Os alunos tiveram um ano para concluir o projeto. "Os meninos têm seis meses para verificar o que já se sabe sobre o tema e procurar alguma lacuna que poderia ser preenchida”, afirma Rizzo. "Depois, mais um semestre letivo para a realização do projeto. Uma vez por semana, eles iam ao laboratório para realizar ensaios de produção, purificação e caracterização do biodiesel.”

Amanda ressalta que, sem a participação de cada um do grupo, nada disso teria sido possível. "A gente fala que nosso maior prêmio foi o aprendizado adquirido com cada um. Aprendemos a nos doar de verdade." E completa: "São pessoas que vou levar para o resto da vida."

*Estagiária do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.