Estudantes brasileiros concorrem ao Prêmio Jovem da Água na Suécia

Alunos da Etec da capital paulista vão representar o Brasil em uma disputa com  finalistas de outros 30 países em Estocolmo em agosto

Estudantes brasileiros participam de competição na Suécia

Estudantes brasileiros participam de competição na Suécia

Divulgação

Estudantes da ETEC (Escola Técnica Estadual) Irmã Agostina, na capital paulista, vão representar o Brasil na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo após vencer a etapa nacional da competição.

A apresentação final dos projetos ocorreu na sexta-feira (5), pela plataforma digital da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), organizadora do evento.

O trabalho vencedor foi Atividade biofloculante da pectina extraída da casca da laranja para tratamento de efluentes líquidos, desenvolvido pelos alunos Daniel Santos e Iago Martins, do curso técnico em Química, sob orientação do professor Alexandre Barros.

Eles identificaram na casca da fruta uma substância (pectina) que se mostrou capaz de substituir o produto tóxico que geralmente é aplicado para eliminar a turbidez da água. A etapa internacional do prêmio está programada para agosto, durante a Semana Internacional da Água, na capital da Suécia.