Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falta pouco, saiba o que fazer uma semana antes do Enem

Professores do QG do Enem orientam os estudantes para revisar o conteúdo básico, tirar dúvidas, treinar redação e interpretação de texto 

Educação|Do R7

Estudantes devem revisar o conteúdo de acordo com as estatísticas
Estudantes devem revisar o conteúdo de acordo com as estatísticas Estudantes devem revisar o conteúdo de acordo com as estatísticas

Falta pouco para a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), marcada para o dia 3 de novembro. A segunda prova será realizada no próximo domingo, dia 10. O R7 ouviu professores do QG do Enem para saber o que os estudantes devem fazer nesta semana que antecede a prova.

“Agora é hora de fazer uma revisão rápida dos conteúdos mais relevantes, das matérias que mais caem em provas do Enem”, explica Rodrigo Bezerra, CEO do QG do Enem. "É importante que o estudante tenha em mente os conceitos básicos de cada matéria."

Leia mais: É possível chutar no Enem? Entenda por que não é uma boa ideia

Segundo Bezerra, a prova do Enem é longa e exige que os participantes mostrem que dominam os conteúdos básicos. “Diferente de alguns vestibulares, como o ITA, que faz uma prova mais densa, o Enem avalia muito a interpretação de texto, 80% da prova é leitura e interpretação.” Uma boa dica, além de ler resumos ou acompanhar os aulões de revisão, é refazer as provas de anos anteriores.

Publicidade

Além de ajudar a revisar o material, refazer as provas têm uma função importante: auxiliar o aluno a administrar o tempo. São 90 questões de linguagens mais a redação. Treine estratégias para não se perder e deixar de responder nenhum pergunta ou entregar muito rápido. Faça primeiro as questões mais fáceis e deixe o mais difícil para o final.

Leia mais: Especialistas dão dicas de como se preparar para a redação do Enem

Publicidade

Vale treinar redação nesta semana. Refaça os textos com os temas dos anos anteriores. Leitura é obrigatória. O estudante deve conferir quais foram os principais assuntos ligados a meio ambiente, saúde e política internacional debatidos ao longo do ano na imprensa. Pesquisar sobre os assuntos auxilia a formular argumentos para a produção do texto.

Leia mais: Confira os principais temas de atualidades para o Enem

“Não é hora de absorver nenhum conteúdo nem de entrar em desespero, o que o aluno tinha de aprender já foi sedimentado ao longo do ano, agora é dominar a ansiedade para que o estresse não atrapalhe durante a prova”, avalia o professor de química do QG do Enem, Carlos André.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.