Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Abstenção cresce pouco com pandemia e TSE comemora

"Nós tivemos a preocupação de dar máxima segurança à saúde de todos", disse o ministro Luís Roberto Barroso, presidente da corte

Eleições 2020|Do R7

Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, comemorou resultado das eleições
Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, comemorou resultado das eleições Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, comemorou resultado das eleições

Em meio a pandemia do novo coronavírus, o Brasil terminou o primeiro turno das eleições municipais com taxa de abstenção de 23%, índice pouco superior ao registrado no pleito presidencial de 2018 (20,3%). 

Durante entrevista coletiva na noite deste domingo (15), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, comemorou o resultado, abaixo dos 25% esperados.

Veja como foi a apuração em cada cidade do Brasil

“Queria cumprimentar o eleitorado brasileiro, que compareceu em massa, apesar das circunstâncias. Nós tivemos a preocupação de dar máxima segurança à saúde de todos”.

Publicidade

Leia também

Quando comparado com o último pleito municipal, a alta foi mais expressiva. Em 2016, 17,5% dos eleitores aptos a votar deixaram de ir às urnas.

Leia mais: Brasil tem 7 capitais com prefeitos eleitos; 18 terão segundo turno

Publicidade

O estado com a maior taxa de abstenção foi o Rio de Janeiro, com 28,08%, seguido por Rondônia, com 27,81%. Por outro lado, o Piauí foi o local com o maior comparecimento percentual de eleitores: apenas 15,42% deixaram de votar neste domingo.

Segundo Barroso, o país concluiu a apuração das urnas pouco antes da meia-noite. O ministro, no entanto, reiterou que o atraso de três horas na divulgação dos resultados ocorreu devido a uma falha em um computador. Ainda de acordo com ele, a demora se deu apenas na divulgação dos números, já que os dados dos tribunais regionais eleitorais foram recebidos normalmente.

Publicidade

Segundo o ministro, não houve qualquer risco para integridade do sistema e à segurança do sigilo dos votos, porque o problema ocorreu somente na divulgação. Os dados dos tribunais regionais eleitorais foram recebidos normalmente.

“Lamento o atraso ocorrido. Ele decorreu, provavelmente, do aumento das medidas de segurança que nós trouxemos para o sistema e de uma possível falha em um dos processadores. A demora não compromete a integridade do sistema, menos ainda uma demora de menos de três horas”, garantiu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.