Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Eleições: seções de votação abrem às 7h e idosos têm preferência

Até as 10h deste domingo (15), locais darão prioridade para eleitores idosos, como parte do protocolo contra a disseminação do novo coronavírus

Eleições 2020|Do R7

Colégios eleitorais ficarão abertos até as 17h, também por causa da pandemia
Colégios eleitorais ficarão abertos até as 17h, também por causa da pandemia Colégios eleitorais ficarão abertos até as 17h, também por causa da pandemia

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as eleições deste ano terão horário preferencial para idosos, grupo de risco para a doença, das 7h às 10h deste domingo (15). As seções eleitorais estarão abertas até as 17h, uma hora a mais do usual, também como parte do protocolo contra a disseminação do vírus nos locais de votação.

Leia mais: Confira 7 boatos já desmentidos sobre as urnas eletrônicas no Brasil

Será obrigatório o uso de máscara para que o eleitor possa entrar e permanecer na seção eleitoral. Mesários e colaboradores também estarão de máscaras e face shield (protetor facial). Haverá ainda álcool em gel nos locais de votação.

Leia também

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recomenda não levar crianças e acompanhantes aos locais de votação e levar a própria caneta. Será proibido comer ou realizar qualquer atividade nos locais de votação que exija a retirada da máscara.

Publicidade

O eleitor deve comparecer à sua seção levando um documento oficial com foto e o título eleitoral, se o possuir, porque lá constam os números da zona e da seção eleitoral. Caso não tenha o título, o cidadão que portar qualquer documento pessoal com foto, sabendo o local correto de votação, poderá exercer seu direito ao voto.

As informações sobre o título eleitoral podem ser obtidas no Portal do TSE, no campo “Serviço ao eleitor”. Quem fez a identificação biométrica terá a alternativa do e-Título, aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral que substitui o título em papel e que pode ser baixado na Google Play e na App Store.

Como nestas eleições o voto irá apenas para dois candidatos, a memorização dos números pode ser mais fácil, mas não impede que o eleitor possa levar sua “colinha”. A primeira escolha é o número do vereador, que contém cinco dígitos; o segundo voto vai para o candidato a prefeito, cujo número possui dois dígitos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.