Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2022
Publicidade

Campanha de Bolsonaro alega que presidente teve 15 mil inserções a menos em MG

Denúncia apresentada no TSE aponta possíveis falhas na veiculação de propagandas eleitorais em rádios

Eleições 2022|Do R7


Campanha do presidente Jair Bolsonaro reclama de problemas nas inserções
Campanha do presidente Jair Bolsonaro reclama de problemas nas inserções

O chefe de comunicação da campanha do presidente Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten, afirmou que o PT teve 15.101 inserções de rádio a mais em cidades de Minas Gerais no segundo turno. De acordo com ele, foram levantados os dados das veiculações realizadas entre 7 e 14 de outubro.

Os advogados do presidente encaminharam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a acusação de que ocorreram falhas nas inserções em diversas regiões do país, principalmente no Nordeste. Ao tribunal, foram apresentadas as listas com as rádios, arquivos de áudio e o resultado de uma análise feita por uma empresa de clipping (que fez monitoramento das emissoras).

"Bastou levantarmos os dados de Minas, e os resultados confirmam o tamanho do problema. Apenas entre os dias 7 e 14 de outubro, 90% das rádios exibiram 15.101 inserções a mais para o PT", escreveu Wajngarten nas redes sociais.

Cada inserção que não teria sido divulgada tem 30 segundos de duração. Segundo a campanha de Bolsonaro, os materiais que deixaram de ser veiculados correspondem a 1.283 horas de conteúdos não exibidos. De acordo com a equipe do chefe do Executivo, o Nordeste foi a região com o maior percentual de inserções não divulgadas: 29.160.

Em nota, o TSE afirmou que não realiza a distribuição de propaganda eleitoral de candidatos. As inserções para rádio e televisão devem ser encaminhadas ao pool de emissoras, e os veículos devem se planejar para acessar as mídias e cumprir a legislação na divulgação do material, inserindo as peças, de acordo com resoluções da corte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.