Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campanha de Bolsonaro envia ao TSE informações sobre rádios com inserções irregulares

Equipe do presidente afirma que emissoras do Nordeste deram mais espaço à propaganda eleitoral do ex-presidente Lula

Eleições 2022|Renato Souza, do R7, em Brasília

Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília
Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília

A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou na noite desta terça-feira (25) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um link com informações sobre rádios do Nordeste em que teriam ocorrido irregularidades nas inserções eleitorais do segundo turno.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

De acordo com a campanha do atual presidente, as emissoras citadas deram mais tempo no horário eleitoral ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que a ele.

A partir do recebimento das informações, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que havia dado prazo de 24 horas para a apresentação de provas sobre as denúncias, decidirá quais providências serão tomadas.

Publicidade

"Para que se aquilate a gravidade da irregularidade noticiada, a título exemplificativo, pôde-se comprovar, em pequena amostragem de oito rádios (nominalmente referidas), em apenas uma semana, significativa discrepância de 730 inserções, em desfavor da campanha do candidato peticionário", diz um trecho do documento, que cita exemplos de possíveis irregularidades.

A defesa da campanha do presidente diz que em um primeiro momento não foi apresentado um levantamento completo das irregularidades por conta da quantidade de emissoras de rádios comerciais, educativas e públicas no país — 5.000 emissoras.

Publicidade

Também foram apresentados dados da empresa AudiencyBrasil Tecnologia, que faz monitoramento da programação das emissoras e teria realizado estudo técnico sobre os problemas encontrados. 

"A fim de extirpar qualquer dúvida residual, quanto à higidez jurídica e a autenticidade material da documentação preliminar acostada à peça vestibular, junta-se ao presente aditamento a anexa declaração da empresa AudiencyBrasil Tecnologia Ltda., devidamente firmada por meio de assinatura digital, de seu representante legal, Sr. Anacleto Angelo Ortigara, por meio da qual assentou-se, formalmente, sob as penas da lei, 'que há fidedignidade dos dados citados, bem como que, todas as formas de operações da empresa Audiency Brasil Tecnologia Ltda podem ser demonstradas a qualquer tempo às autoridades competentes", completa o texto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.