Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Celular proibido na cabine é 'para a segurança dos próprios eleitores', diz presidente do TRE-SP

Afirmação do desembargador Paulo Galizia ocorreu durante entrevista na Live JR, transmitida nesta sexta (16)

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Eleitor na cabine de votação digitando os candidatos de sua preferência durante as eleições
Eleitor na cabine de votação digitando os candidatos de sua preferência durante as eleições Eleitor na cabine de votação digitando os candidatos de sua preferência durante as eleições

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Galizia, disse que a proibição do uso de celular na cabine de votação durante as eleições é "para a segurança dos próprios eleitores". A afirmação ocorreu durante uma entrevista na Live JR, transmitida pelo YouTube nesta sexta-feira (16).

A proibição do equipamento eletrônico na cabine de votação está prevista na legislação desde 2009. A medida, considerada de segurança por Galizia, impede que qualquer candidato cobre do eleitor uma prova de seu voto.

Live JR conduzida pela jornalista Christina Lemos
Live JR conduzida pela jornalista Christina Lemos Live JR conduzida pela jornalista Christina Lemos

"O eleitor, ao dirigir-se para a cabine de votação, vai deixar seu celular em cima de uma mesa, vai votar e, após, pegar o celular", afirmou o presidente. "Nenhum mesário vai manusear o celular do eleitor", acrescentou Paulo Galizia na transmissão conduzida pela jornalista Christina Lemos.

"O presidente do TRE-SP reforçou que a urna é 100% segura, conforme já foi demonstrado nas eleições realizadas desde sua primeira utilização, em 1996, e que a apuração dos votos pode ser conferida diretamente pelos eleitores por meio do Boletim de Urna (BU), impresso após o encerramento da votação", reforçou o TRE-SP, em publicação.

De acordo com o desembagador, a urna eletrônica é um repositório de votos que são computados aleatoriamente. "Cada urna eletrônica emite no final do dia o boletim de urna, que é uma radiografia do que aconteceu. Que horas a urna abriu, que horas fechou e os votos dos candidatos", afirmou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.