Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

As lembranças guardadas nos vestiários de Roland Garros

Os vestiários de Roland Garros têm sido palco de risos, lágrimas e muito nervosismo. As lendárias portas de madeira dos armários, que...

Estadão Conteúdo|Do R7

Os vestiários de Roland Garros têm sido palco de risos, lágrimas e muito nervosismo. As lendárias portas de madeira dos armários, que sobreviveram às várias renovações, não podem contar histórias, mas Stéphan Brun, coordenador de relações com jogadores da Federação Francesa de Ténis (FFT), pode.

Os vestiários da quadra central de Roland Garros, o Philippe Chatrier, foram construídos em 1928 e reformados em 2020, junto com as arquibancadas. Mas, de comum acordo com os jogadores, as portas de madeira dos armários foram preservadas, prolongando a memória de momentos únicos.

Porém, uma anomalia atrapalha a numeração dos armários do vestiário feminino: depois do vestiário 18, em vez do 19, passa o 18 bis.

Isso porque o 19 era o armário da campeã alemã Steffi Graf e, durante uma cerimônia em sua homenagem no Madison Square Garden, em Nova York, em 1999, poucos meses após sua aposentadoria, a porta deste “lembrança”.

O estresse também é palpável nos jogadores que chegam pela primeira vez à Capela Sistina do tênis: para eles, “é um choque”, diz Brun. Há vários anos que o ambiente no vestiário se tornou um pouco mais acolhedor: os espanhóis têm tendência a “falar alto”, mas assim que percebem que um jogador está concentrado prestam atenção, revela Brun.

E Djokovic deu uma volta pelo vestiário após a vitória no ano passado para ter certeza de que o finalista não estava, antes de comemorar o título com seu time. Mas também há momentos do passado que Brun prefere não revelar: “Não sei dizer quem fumava cigarros... Aconteceram muitas coisas nesses vestiários, foi divertido”, conclui sem revelar mais alguma pista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.