Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

40% dos espanhóis apoiariam república em referendo hipotético 

Pesquisa aponta também que cerca de 30% da população iria preferir a manutenção da monarquia no país

Internacional|Do R7


Rei da Espanha, Felipe VI, e a rainha Letizia
Rei da Espanha, Felipe VI, e a rainha Letizia

Uma pesquisa promovida pela Plataforma dos Meios de Comunicação Independentes (PMI) e publicada nesta terça-feira (12), feriado nacional na Espanha, aponta que 39,4% dos espanhóis apoiariam a república, contra 31% que optariam pela monarquia em um referendo hipotético para escolher a forma política do país.

Realizada pelo Instituto de Opinião 40dB, esta é a segunda parte da pesquisa encomendada há um ano por essa mesma plataforma em que os percentuais foram semelhantes. Naquela época, 40,9% eram a favor de apoiar a república, enquanto 34,9% disseram preferir a monarquia.

A pesquisa divulgada hoje faz a mesma pergunta: "Em caso de referendo entre a monarquia e a república, em que votaria?" Ao qual, 34,4% responderam a república, contra 31% que responderam que votariam a favor da monarquia.

Também é questionada a necessidade de realizar um referendo para escolher a forma de Estado. Nesse caso, 43,8% consideram necessário, em comparação com 47,8% no ano passado.

Publicidade

Leia também

Aqueles que consideram que não é necessário permanecem os mesmos - 36,1% -, mas aqueles que respondem que não sabem aumentaram em um ano - de 16,1% para 20,1% -.

A pesquisa inclui uma avaliação das instituições. A melhor pontuação em dez é obtida pelas Forças Armadas (6), a única que aprova, seguida do Judiciário (4,8) e dos meios de comunicação (4,5) e da Coroa (4,1).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.