Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após eleição de Trump turista brasileiro corre risco de preconceito nos EUA?

"Para quem está lá, o cenário muda, em muitos momentos ele falou em expulsão dos ilegais"

Internacional|Andrea Miramontes, do R7


Trump não deve interferir no turismo de brasileiros nos EUA
Trump não deve interferir no turismo de brasileiros nos EUA

Após a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA, turistas e visitantes brasileiros que querem embarcar para o destino podem se tranquilizar.

De acordo com o analista político Sidney Leite, pró-reitor acadêmico e professor de relações internacionais da Faculdade Belas Artes, não há risco de xenofobia, pois o interesse econômico dos EUA é de manter o fluxo de visitantes, mesmo porque o turista brasileiro está entre os que mais consomem no país.

Segundo o Departamento Nacional de Viagem e Turismo do país, em 2015, mais de 2 milhões de visitantes do Brasil viajaram para os Estados Unidos e gastaram US$ 13,6 bilhões durante suas viagens. 

Vai para os EUA? Saiba como compensar a alta do dólar e economizar em solo norte-americano

Publicidade

— No programa de Donald Trump há claramente três vilões, que são mexicanos, muçulmanos e chineses. Brasileiro não está na lista.

O analista completa ainda que a tendência é a de uma continuidade no relacionamento para facilitar a entrada de brasileiro nos Estados Unidos e de americanos por aqui.

Publicidade

Já os brasileiros que moram nos Estados Unidos estão preocupados com a vitória de Trump. De acordo com os especialistas, se a pessoa está com a documentação ilegal tem mesmo que se preocupar, como relata Leite.

— As políticas dele são restritivas, eu ficaria bastante preocupado. Em muitos momentos ele falou em expulsão dos ilegais. Para quem está lá, o cenário muda.

Publicidade

Xingamentos nas ruas

O professor do departamento de Relações Internacionais da PUC-SP e coordenador do Observatório Político dos Estados Unidos, Geraldo Zahran, completa que, no caso específico de muçulmanos e latinos, os grupos podem até sofrer perseguições nas ruas e formar guetos.

— De acordo com o tom das políticas adotadas, muçulmanos em particular podem sofrer xingamentos e perseguição aberta, até ameaças à integridade física nas ruas.

Ele completa ainda que, dependendo de como a política andar, esse tipo de situação pode até transbordar para brasileiros que estão ilegais por lá. 

— Em um primeiro momento, vai ter depoirtação. Já tinha no governo Obama e vai continuar. Mas tudo depende também da força da política adotada agora por Trump.

O analista político credita que, se economia americana continuar em crescimento, é bem provável que a política externa do novo presidente não chegue ao extremo.

Eleições nos EUA: cinco razões para a vitória de Trump

Abaixo, conheça Donald Trump, o improvável presidente dos Estados Unidos:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.