Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cardeal norte-americano deixa o cargo acusado de abuso sexual

Ex-arcebispo de Washington, Theodore McCarrick foi acusado de ter abusado de um adolescente há 47 anos, quando trabalhava em Nova Jersey

Internacional|Fábio Fleury, do R7

Investigação afastou McCarrick do cargo
Investigação afastou McCarrick do cargo Investigação afastou McCarrick do cargo

O cardeal católico norte-americano Theodore McCarrick, ex-arcebispo de Washington, capital dos EUA, foi acusado nesta quarta-feira (20) de ter abusado sexualmente de um adolescente.

O anúncio foi feito em uma nota oficial da Arquidiocese de Washington. As acusações foram consideradas legítimas após uma investigação da arquidiocese de Nova York e o cardeal McCarrick foi afastado da função por orientação do Vaticano, até que um processo interno seja concluído. O crime teria ocorrido há 47 anos, quando ele trabalhava em Newark, no estado de Nova Jersey.

McCarrick, 87, é o primeiro cardeal católico a deixar o sacerdócio por uma alegação de abuso sexual nos EUA. Em uma nota separada, ele afirmou não ter "absolutamente nenhuma lembrança desse abuso" e acreditar em sua inocência, mas que lamenta "pela dor que a pessoa que me acusou passou".

Leia também

Durante o processo, os investigadores afirmam que não encontraram outras denúncias de abuso contra jovens, mas descobriram indícios de que McCarrick teve relações impróprias com outros adultos. Tudo isso teria acontecido entre 1971 e 1977, quando ele era secretário particular do cardeal Terence Cooke, em Newark.

Publicidade

As alegações foram repassadas às autoridades legais e investigadas por peritos independentes. O cardeal diz ter cooperado com as investigações.

Segundo a comissão que revisou o caso, três alegações de relacionamento impróprio do cardeal com adultos já eram conhecidas há anos. Duas delas foram levadas à Justiça e terminaram em acordos judiciais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.