Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Carros são incendiados em protesto contra violência policial nos EUA

Segundo testemunhas, agitadores atearam fogos em carros em prédios em manifestação contra policiais que atiraram em homem negro em Wisconsin

Internacional|

Carros foram incendiados durante protestos em Kenosha
Carros foram incendiados durante protestos em Kenosha Carros foram incendiados durante protestos em Kenosha

Incendiários atearam fogo em carros, edifícios e em grande parte do distrito comercial negro durante a segunda noite de protestos contra o racismo e violência policial na cidade de Kenosha, em Wisconsin (EUA), na noite de segunda-feira (25), desencadeados depois que policiais feriram um homem negro baleando-o pelas costas diante de seus três filhos pequenos.

Leia também: EUA: Homem negro é baleado por policiais na frente dos filhos

A fumaça emanava do centro de Kenosha depois que policiais do batalhão de choque entraram em atrito com manifestantes que desafiaram um toque de recolher na noite de segunda-feira e na manhã desta terça-feira a alguns quarteirões de onde a polícia baleou Jacob Blake no domingo.

Leia também

Blake, de 29 anos, sobreviveu aos disparos, que foram registrados em vídeo, e sua condição é estável após uma cirurgia, disse seu pai.

Publicidade

Mas o incidente, o mais recente de uma série de casos que chamam atenção para o tratamento policial a afro-norte-americanos, provocou revolta em Kenosha, cidade localizada cerca de 65 quilômetros ao sul de Milwaukee.

Ele ocorreu três meses após a morte de George Floyd, um negro de Mineápolis que sufocou depois que um policial branco se ajoelhou sobre seu pescoço, desencadeando protestos de âmbito nacional contra a brutalidade policial e o racismo nos EUA.

Publicidade

Os tumultos também voltaram a acontecer em outras partes do país na segunda-feira. A polícia de Portland, no Oregon, cenário de semanas de protestos que se tornaram violentos em algumas ocasiões, declarou uma rebelião na noite de segunda-feira e prendeu muitos manifestantes depois que incêndios foram ateados nos escritórios da associação de polícia.

No mês passado, o governo do presidente Donald Trump enviou forças federais a Portland para reprimir os protestos.

Publicidade

Ativistas do movimento Black Lives Matter estão exigindo a demissão ou a prisão imediata dos policiais de Kenosha, que estão em licença administrativa.

Protesto em Kenosha

Horas após o início do toque de recolher, a manifestação essencialmente pacífica se tornou violenta. Edifícios comerciais e governamentais foram incendiados, assim como veículos no estacionamento de uma concessionária.

A polícia disparou gás lacrimogêneo, balas de borracha e bombas de gás para dispersar a multidão, que chegava a várias centenas de pessoas, de acordo com a manifestante Porche Bennett, de 31 anos, de Kenosha.

Incêndios destruíram grande parte do distrito comercial negro, disse Bennett, acrescentando que a maioria dos instigadores que viu eram brancos.

Imagens das redes sociais mostraram agitadores brancos e negros. Homens negros munidos de tacos de beisebol quebraram placas de trânsito e lâmpadas de rua, e homens negros e brancos com tacos destruíram os faróis e para-brisas de uma fileira de carros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.