Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cidade ucraniana de Bakhmut pode cair sob controle russo em breve, diz secretário-geral da Otan

Jens Stoltenberg afirmou que tomada da cidade não é uma virada na guerra, mas um sinal de que apoio à Kiev deve seguir

Internacional|

Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg
Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg

A cidade ucraniana de Bakhmut pode cair sob controle das tropas russas "nos próximos dias", admitiu nesta quarta-feira (8) o secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg.

"Não podemos descartar que Bakhmut possa eventualmente cair nos próximos dias", afirmou Stoltenberg em Estocolmo, à margem de uma reunião de ministros da Defesa da União Europeia.

A eventual queda, acrescentou Stoltenberg, "não reflete necessariamente um ponto de virada na guerra, mas ressalta que não podemos subestimar a Rússia e devemos continuar nosso apoio à Ucrânia".

A cidade de Bakhmut, uma das principais cidades da região de Donetsk, na Ucrânia (leste do país), é palco de combates acirrados há várias semanas, e as tropas russas conseguiram cercá-la quase completamente.

Publicidade

A Ucrânia prometeu continuar defendendo a cidade, embora um de seus soldados na área tenha dito à AFP que a queda é inevitável e que algumas unidades já começaram a se retirar de Bakhmut.

Segundo o governo ucraniano, atualmente restam menos de 4.000 civis em Bakhmut, em comparação com os mais de 70.000 habitantes que a cidade tinha antes do início do conflito.

Publicidade

Leia também

Bakhmut desempenhou um papel central nas hostilidades como um centro de defesa para as tropas ucranianas em toda a região do Donbass.

Em uma entrevista recente, o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, disse que a queda de Bakhmut deixaria o "caminho aberto" para a Rússia.

Publicidade

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, disse às autoridades no fim de semana que a captura de Bakhmut permitirá "operações ofensivas profundas nas linhas de defesa das forças armadas da Ucrânia".

" gallery_id="64062246ca9084e136001336" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/cidade-ucraniana-de-bakhmut-pode-cair-sob-controle-russo-em-breve-diz-secretario-geral-da-otan-08032023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.