Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Colégios eleitorais egípcios abrem para 2ª fase do referendo sobre nova Constituição

Novo texto da Constituição venceu primeira fase do referendo, no sábado passado

Internacional|

O primeiro-ministro egípcio, Hisham Qandil, mostra o dedo pintado após votar em referendo da Constituição em Giza, ao sul do Cairo
O primeiro-ministro egípcio, Hisham Qandil, mostra o dedo pintado após votar em referendo da Constituição em Giza, ao sul do Cairo O primeiro-ministro egípcio, Hisham Qandil, mostra o dedo pintado após votar em referendo da Constituição em Giza, ao sul do Cairo

Os colégios eleitorais egípcios abriram neste sábado (22) suas portas para segunda fase do referendo sobre a nova Constituição, realizado em 17 Províncias do país, apesar ao boicote de muitos dos juízes que devem supervisionar a votação.

Segundo a televisão egípcia, a votação começou às 8h em Províncias como Giza, que abrange parte do Cairo; Manufiya (norte), Port Said (nordeste), Suez (este) e Luxor (sul).

Cerca de 25,5 milhões de eleitores foram convocados a comparecer às urnas em 6.724 colégios, protegidos pelas Forças Armadas.

Ativistas criticam projeto de Constituição, mas afirmam que Egito não está a caminho de ditadura islâmica

Publicidade

Após lutar na Primavera Árabe, mulheres egípcias correm risco de ver seus direitos reduzidos

Grande parte dos juízes decidiram boicotar o plebiscito, já que consideram que o texto constitucional não é fruto do consenso e que contém ataques à justiça.

Publicidade

O "sim", apoiado pelos islamitas, triunfou na primeira fase do referendo, realizada no sábado passado em dez Províncias, entre elas Cairo e Alexandria, segundo os resultados oficiosos, já que a Comissão Eleitoral só os anunciará oficialmente depois da segunda fase.

Veja abaixo alguns pontos polêmicos da nova Constituição que foi levada à referendo.

Publicidade

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.