Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com empregos 'de sobra', Reino Unido pensa em flexibilizar vistos

Lista com profissões escassas de trabalhadores deve ser elaborada para o governo determinar quem deve ter documentação facilitada

Internacional|Do R7

Após Brexit, Reino Unido passou a sofrer com escassez de mão de obra
Após Brexit, Reino Unido passou a sofrer com escassez de mão de obra Após Brexit, Reino Unido passou a sofrer com escassez de mão de obra

O governo do Reino Unido afirmou nesta quinta-feira (9) que está considerando flexibilizar a política de vistos diante da escassez de mão de obra no país, em parte devido ao Brexit, que dificultou a contratação de trabalhadores da União Europeia.

O Executivo diz querer garantir que o sistema adotado após a saída do bloco "atenda às necessidades do Reino Unido e funcione no melhor interesse da economia, priorizando as habilidades e talentos de que precisamos".

"Isso inclui uma revisão da lista de profissões" com pouca mão de obra, explicou o governo em um comunicado. Essa lista determina quais profissões terão acesso mais fácil aos vistos de trabalho.

As empresas britânicas pedem há meses a flexibilização da política de vistos no Reino Unido, já que a hotelaria, as empresas de transporte e as explorações agrícolas sofrem uma severa escassez de mão de obra desde o Brexit e a Covid-19, o que agrava os males de uma economia ameaçada de recessão.

Publicidade

Há mais de 1 milhão de empregos vagos no país, número que também reflete o fato de que muitos britânicos deixaram o mercado de trabalho desde a pandemia, por causa de doenças de longa duração e aposentadorias precoces, segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês).

Uma em cada quatro empresas com dez ou mais funcionários enfrentavam falta de mão de obra no fim de fevereiro, segundo dados do ONS.

"Isso significa que muitos não terão escolha a não ser aumentar os salários para atrair e reter funcionários", destaca Susannah Streeter, analista da Hargreaves Lansdown.

Londres testa 'tinta de xixi' para desencorajar urina na rua

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.