Internacional Espiões temem por lote "apocalíptico" em poder de Snowden

Espiões temem por lote "apocalíptico" em poder de Snowden

O acervo inclui documentos gerados pela Agência de Segurança Nacional

Espiões temem por lote "apocalíptico" em poder de Snowden

Autoridades de inteligência dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha se dizem preocupados com o lote "apocalíptico" de documentos altamente sigilosos e criptografados que o ex-técnico de inteligência Edward Snowden guardou em uma nuvem de dados.

O acervo inclui documentos gerados pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) e por outros órgãos norte-americanos e nomes de funcionários de inteligência dos EUA e de países aliados, segundo sete atuais e ex-funcionários e outras fontes ouvidas sobre o assunto.

Corte secreta autorizou que NSA ampliasse espionagem após abusos

Chanceler alemã teria sido espionada pelo serviço secreto de cinco países

Os dados estão protegidos com uma criptografia sofisticada, e são necessárias múltiplas senhas para abri-los, segundo duas das fontes, que, como todas, falaram sob anonimato.

As senhas estão em poder de pelo menos três pessoas e são válidas só durante um curto período por dia, segundo as fontes. Não se conhece a identidade dos possuidores das senhas.

Porta-vozes da NSA e do Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional não quiseram comentar.

Snowden, que supostamente se apossou de 50 mil a 200 mil documentos sigilosos da NSA e do governo britânico, está asilado na Rússia, onde se refugia de acusações judiciais feitas pelos EUA.

Londres permitiu que EUA espionassem cidadãos britânicos