Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Funeral de Bush pai reúne todos os ex-presidentes dos EUA

Na chegada, Donald Trump não cumprimentou o casal Clinton, em função de desavenças nas eleições, tendo apenas estendido a mão para o casal Obama

Internacional|Eugenio Goussinsky, do R7

Trump e ex-presidentes se sentaram na primeira fila
Trump e ex-presidentes se sentaram na primeira fila Trump e ex-presidentes se sentaram na primeira fila

O funeral do ex-presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush, reuniu, nesta quarta-feira (5), praticamente os últimos 42 anos de história viva do país, com a presença dos ex-presidentes Jimmy Carter (1977-1981); Bill Clinton (1993-2001); Barack Obama (2009-2017) e do atual presidente, Donald Trump (2017 até hoje).

George W. Bush acaricia caixão com o corpo de seu pai
George W. Bush acaricia caixão com o corpo de seu pai George W. Bush acaricia caixão com o corpo de seu pai

George W. Bush, filho do ex-presidente, que também ocupou o cargo (2001-2009), ficou na ala dos familiares. Destas últimas quatro décadas, o único ausente foi Ronald Reagan (1981-1989), morto em 2004.

Mas a magnanimidade da presença dos ex-presidentes, hábito comum no cerimonial americano, independentemente do partido ao qual são filiados, contrastou com as recentes desavenças entre alguns deles.

Veja também: Trump presta homenagem a Bush pai durante velório em Washington

Publicidade

Em função da acirrada campanha presidencial que levou Trump ao cargo, em 2016, ele mal cumprimentou sua oponente na disputa, Hillary Clinton, após uma série de suspeitas dos democratas e do promotor Robert Mueller, de que Trump foi beneficiado por uma suposta interferência russa no pleito.

Hillary se sentiu prejudicada e Trump encampa um discurso de que está sendo atacado injustamente. Na contagem dos votos, Trump ficou com 47,5% contra 47,7% de Hillary, no universo total de votos.

Publicidade

Mas a candidata democrata foi derrotada porque o resultado depende dos votos do colégio eleitoral de cada Estado. Trump ficou com 279 delegados, enquanto Hillary, com 218. A suposta interferência externa nas eleições teria sido determinante para essa vitória apertada, segundo os democratas.

Os únicos que cumprimentaram o atual presidente americano foram Barack Obama e sua esposa Michelle Obama. Ambos já estavam sentados nas duas cadeiras reservadas a eles na primeira fileira. Ao chegar, Trump permaneceu com um semblante sério, tirando o sobretudo e ordenando que um funcionário o segurasse.

Publicidade

Leia também

Foi a primeira-dama, Melania, que, já sentada, tomou a iniciativa de cumprimentar primeiro Bill e Hillary Clinton, que estenderam as mãos de forma um tanto severa, mas cordial. Depois, Melania cumprimentou o casal Obama, que também correspondeu de forma discreta.

Na chegada, pelo menos, Trump também não cumprimentou o ex-presidente Jimmy Carter, sentado quase no final da fila, cujos lugares foram distribuídos pela ordem cronológica de cada mandato.

Veja o vídeo: Morre George Bush pai, último presidente americano da Guerra Fria

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.