Internacional Irmã de ditador da Coreia do Norte acusa Ucrânia de ter ambições nucleares

Irmã de ditador da Coreia do Norte acusa Ucrânia de ter ambições nucleares

Kim Yo Jong se baseou em uma petição online com menos de mil assinaturas publicada no site da presidência ucraniana

Reuters
Resumindo a Notícia
  • Irmã do ditador da Coreia do Norte afirmou que a Ucrânia tem ambições nucleares.

  • Kim Yo Jong fez tal afirmação ao se basear em uma petição com menos de mil assinaturas.

  • Temor nuclear voltou a tomar conta após a Rússia ameaçar reposicionar arsenal nuclear.

Kim Yo Jong é irmã do poderoso ditador norte-coreano Kim Jong-un

Kim Yo Jong é irmã do poderoso ditador norte-coreano Kim Jong-un

KCNA/KRT via Reuters

Kim Yo Jong, a poderosa irmã do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acusou a Ucrânia de pedir armas nucleares, segundo o noticiado pela mídia estatal KCNA neste sábado (1º), baseando a afirmação em uma petição online que até agora atraiu menos de mil assinaturas.

Yo Jong disse que esse tipo de petição pode ser um complô político do gabinete do presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, mas não forneceu qualquer evidência para a afirmação.

Na esteira do anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, na semana passada, de que Moscou planeja posicionar armas táticas nucleares em Belarus, uma petição pública foi registrada no site do gabinete presidencial ucraniano na quinta-feira (30) pedindo que a Ucrânia hospede armas nucleares, ou que o país seja equipado com um armamento próprio deste tipo.

Até este sábado, a petição havia obtido apenas 611 assinaturas, muito abaixo das 25 mil necessárias para uma resposta de Zelenski. As autoridades de Kiev ainda não comentaram a petição.

A Coreia do Norte está fortalecendo os laços com o Kremlin em meio ao isolamento compartilhado pelo Ocidente e apoiou a posição de Moscou após a Rússia invadir a Ucrânia no ano passado, incluindo a proclamada anexação de partes da Ucrânia, que a maioria dos membros da ONU condenou como ilegal. A Coreia do Norte nega fornecer armas a Moscou.

Coreia do Norte testa torpedo capaz de causar 'tsunami radioativo'

Últimas