Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Militares sírios rompem cerco de dois anos a base aérea, diz TV estatal

Apoiadores do governo de Bashar al-Assad comemoraram o avanço 

Internacional|

Soldados sírios abriram caminho até uma base aérea no norte da Síria nesta terça-feira (11), disse a TV estatal, rompendo um cerco de quase dois anos dos insurgentes do Estado Islâmico no local e liberando o pessoal militar que se abrigava dentro da instalação.

Uma fonte militar próxima ao governo afirmou que o Exército atuava para assegurar a base aérea de Kweires na província de Aleppo, onde soldados e oficiais estavam sob ataque desde 2013.

A TV estatal transmitiu imagens ao vivo da base aérea com um repórter emotivo e ofegante anunciando a notícia. O canal tocou músicas triunfantes e passou imagens de arquivo de exercícios militares.

Rebeldes sírios enjaularam civis e os usaram como “escudos humanos”, diz ONG

Publicidade

EUA querem ampliar parceria com Rússia para a paz na Síria

"Nós, os heróis de Kweires, estamos agora festejando com os nossos irmãos essa vitória”, declarou um dos soldados liberados à TV estatal, via telefone.

Publicidade

"Dedicamos essa vitória ao presidente Bashar al-Assad e lhe prometemos que vamos continuar lutando até toda a Síria ser libertada. Não vamos ajoelhar para o Daesh”, afirmou ele, usando um nome árabe para o Estado Islâmico.

Segundo a fonte militar, centenas de soldados foram libertados do cerco.

Publicidade

O grupo Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com base no Reino Unido, também relatou que tropas haviam alcançado a base aérea e “rompido o cerco”.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.