Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministro das Relações Exteriores da Rússia vai trazer ao Brasil cinco toneladas de carga misteriosa

Serguei Lavrov é um dos homens de confiança de Vladimir Putin e chega ao país no dia 17 de abril para uma visita de cortesia

Internacional|Maria Cunha*, do R7

Serguei Lavrov chega ao Brasil no dia 17 de abril para visita de cortesia
Serguei Lavrov chega ao Brasil no dia 17 de abril para visita de cortesia Serguei Lavrov chega ao Brasil no dia 17 de abril para visita de cortesia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, vai chegar ao Brasil na próxima segunda-feira (17), para uma visita de cortesia ao governo brasileiro, e trará consigo uma carga misteriosa de 5 toneladas, classificada como "bagagem diplomática". 

Os itens que o político russo carrega também não são de conhecimento do governo brasileiro. Eles já estão na aeronave em que voarão e têm previsão de transporte em uma semana. Atualmente, o avião está parado na Argentina.

Além do material desconhecido, o ministro deve vir acompanhado de 18 agentes de segurança e inteligência russa.

A chegada de Lavrov ao Brasil gera tensão em meio ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Autoridades dos Estados Unidos, da Ucrânia e de outras nações aliadas demonstraram, reservadamente, temor em relação ao conteúdo que será transportado.

Publicidade

A preocupação é que, entre as 5 toneladas de material desconhecido, exista armamentos ou materiais para uso bélico dos russos, equipamentos sensíveis ou dinheiro não declarado.

A viagem foi organizada em Moscou, na última semana, quando o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, visitou Vladimir Putin, presidente da Rússia. No entanto, a vinda de Lavrov ao Brasil já era anunciada desde o começo de março, quando o político russo se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

Publicidade

Parlamentares ainda avaliam se é possível solicitar ao Itamaraty informações sobre a viagem do ministro, pois missões diplomáticas que passam pelo Brasil não estão sujeitas ao controle dos órgãos de fiscalização.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Sofia Pilagallo

Coreia do Norte aponta desastre com entrada da Finlândia na Otan e apoia reação da Rússia: 'Natural'

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.