Internacional Morre Rosalynn Carter, ex-primeira dama dos EUA, aos 96 anos

Morre Rosalynn Carter, ex-primeira dama dos EUA, aos 96 anos

Mulher do ex-presidente Jimmy Carter era reconhecida por atuar ao lado do marido na defesa dos direitos humanos e da democracia

AFP
Rosalynn fala em audiência no Senado em 2011

Rosalynn fala em audiência no Senado em 2011

Saul Loeb/AFP - 26.05.2011

A ex-primeira-dama americana Rosalynn Carter, mulher do ex-presidente Jimmy Carter (1977-1981), morreu, aos 96 anos, em sua casa na Geórgia, anunciou a organização sem fins lucrativos do casal.

"A ex-primeira-dama Rosalynn Carter, uma apaixonada defensora da saúde mental, dos cuidados e dos direitos das mulheres, morreu neste domingo, 19 de novembro, às 14h10, em sua casa em Plains, na Geórgia. [...] Ela morreu pacificamente, com sua família ao seu lado", afirmou o Carter Center em comunicado.

Reconhecida, ao lado do marido, por uma imagem pública modesta e pela defesa dos direitos humanos e da democracia, Rosalynn recebia cuidados paliativos em sua casa desde sexta-feira com o ex-presidente, depois de ter sido diagnosticada com demência em maio.

"Rosalynn foi minha parceira igual em tudo que conquistei", disse Jimmy Carter no comunicado.

"Ela me deu orientação sábia e incentivo quando precisei. Enquanto Rosalynn estava no mundo, sempre soube que alguém me amava e me apoiava", concluiu o ex-presidente democrata.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Ao longo da longa carreira política de Jimmy Carter, sua esposa esteve no centro de suas campanhas. Uma vez na Casa Branca, ela se destacou como uma primeira-dama determinada a se envolver na política.

"Ela participou de reuniões de gabinete e dos briefings mais importantes, representou frequentemente o chefe do Executivo em eventos cerimoniais e atuou como emissária pessoal do presidente nos países latino-americanos", explica o site presidencial dos EUA.

Rosalynn Carter, a primeira de quatro filhos, nasceu na pequena cidade de Plains em 18 de agosto de 1927. Quando ela tinha 13 anos, seu pai morreu, e ela trabalhou ao lado de sua mãe, que se tornou costureira para sustentar a família.

Ela conheceu Jimmy Carter em 1945, quando era estudante universitária e ele estava de licença da Academia Naval de Annapolis. Eles se casaram em 1946 e detêm o recorde de ser o casal presidencial americano que está casado há mais tempo.

Últimas