Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por onda de violência, sul-africanos são aconselhados a ficar em casa

Segundo imprensa local, em cidades como Pretória e Joanesburgo há 'edifícios destruídos, lojas pilhadas, pneus e veículos em chamas'

Internacional|Do R7

Cidades sul-africanas vivem escalada de violência
Cidades sul-africanas vivem escalada de violência Cidades sul-africanas vivem escalada de violência

Uma escalada de violência em várias áreas das cidades de Pretória e Joanesburgo, na África do Sul, levou a polícia local a emitir um comunicado pedindo à população que permaneça em casa nesta terça-feira (3). As informações são do portal do notícias Carta de Moçambique.

Segundo a publicação, em Pretória e Joanesburgo há "edifícios destruídos, lojas pilhadas, pneus e veículos em chamas". A polícia teria bloqueado os acessos ao centro da cidade.

A rede de notícias britânica BBC publicou que muitos dos estabelecimentos atingidos pela violência são de propriedade de estrangeirose e parte das publicações locais fala em xenofobia. Entretanto, o porta-voz da polícia sul-africana, Bheki Cele, publicou que "criminalidade e não xenofobia" é o motivo da "violência sem sentido".

"A xenofobia é usada como desculpa", afirmou Celea repórteres depois de visitar o distrito comercial de Joanesburgo, onde se concentraram boa parte dos atos de violência. "Nada ... provocou qualquer forma de conflito entre sul-africanos e estrangeiros."

As autoridades prometeram tomar "medidas definitivas" e já prenderam dezenas de pessoas supostamente envolvidas na escalada de violência.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.