Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente deve nomear Conte como premiê da Itália nesta quarta

Apesar das polêmicas, líder italiano convocou Giuseppe Conte para uma reunião que pode oficializá-lo como novo primeiro-ministro do país

Internacional|Da ANSA

Giuseppe Conte foi indicado ao cargo pelo líder do M5S
Giuseppe Conte foi indicado ao cargo pelo líder do M5S Giuseppe Conte foi indicado ao cargo pelo líder do M5S

Apesar de todas as polêmicas envolvendo o passado do jurista Giuseppe Conte, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, decidiu convocá-lo para uma reunião na tarde desta quarta-feira (23), em Roma, ocasião em que poderá oficializá-lo como novo primeiro-ministro do país.

Aos 54 anos, Conte foi o nome indicado em conjunto pelo partidos Movimento 5 Estrelas (M5S) e Liga Norte, vencedores das eleições legislativas de março, e os quais decidiram se unir para formar um governo de aliança, já que nenhum conseguiu obter a maioria do Parlamento, nem com uma série de negociações com outras legendas opositoras.

Leia também

A reunião entre Conte e Mattarella está marcada para às 17h30 locais (12h30 no horário de Brasília).

O nome de Conte foi indicado por Luigi di Maio, líder do M5S, e por Matteo Salvini, da Liga Norte, na segunda-feira, mas Mattarella preferiu esperar alguns dias até tomar sua decisão.

Publicidade

Ontem, duas polêmicas minaram a imagem de Conte e colocaram em risco seu caminho ao Palácio Chigi: uma envolvendo seu currículo e outra, um caso judicial que defendeu em 2013.

Conte teria colocado em seu currículo que frequentara a New York University entre 2008 e 2009, mas a instituição negou que seu nome estivesse nos arquivos de alunos. Em sua defesa, políticos do M5S disseram que Conte fizera um curso de "aperfeiçoamento" profissional, e não um máster ou tipo algum tipo de graduação.

Publicidade

Conte também foi criticado pela oposição por ter sido advogado de uma família que pedia autorização à Justiça para aplicar um tratamento controverso, o chamado "Método Stamina", em sua filha. Mas, aparentemente, as polêmicas não fizeram Mattarella descartar o nome de Conte. Caso seja formalmente nomeado primeiro-ministro, Conte será a sexta pessoa sem experiência política a ocupar o cargo. 

O jurista tem um vasto currículo profissional na área do direito, mas pouca familiaridade com cargos políticos. Mesmo em espera da decisão de Mattarella, o M5S e a Liga já comemoram.

"Satisfação na casa da Liga pela convocação de Conte pelo presidente da República. Estamos prontos a iniciar", diz uma nota do partido. "Hoje começa a terceira República. Eu disse isso, eu tinha prometido", exaltou o líder do M5S, Luigi di Maio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.