Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Príncipe viajou em avião de Epstein com modelo que foi presa nos EUA

Voo ocorreu em 1999. Russa Anna Malova foi detida nos EUA posteriormente por não cumprir um programa judicial relacionado ao uso de drogas

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Príncipe Andrew, filho da rainha Elizabeth 2ª
Príncipe Andrew, filho da rainha Elizabeth 2ª Príncipe Andrew, filho da rainha Elizabeth 2ª

Registros de voo confidenciais publicados pelo jornal britânico Sunday Times neste domingo (25) mostram ocasiões em que o príncipe Andrew, filho da rainha Elizabeth 2ª, esteve no jatinho particular de Jeffrey Epstein — empresário americano acusado de tráfico sexual de menores e que foi encontrado morto na prisão na última semana.

Uma das viagens, de acordo com o periódico, ocorreu em fevereiro de 1999 com um grupo de nove pessoas que incluía a modelo russa Anna Malova — que, à época, tinha 27 anos. O voo passou pelas Ilhas Virgens Americanas e foi até a Flórida.

Leia também

Anna Malova foi presa nos Estados Unidos posteriormente por não cumprir um programa judicial relacionado ao uso de drogas. A revelação, para o jornal britânico The Guardian, aumenta a pressão sobre o príncipe Andrew por sua amizade com Epstein. O periódico pondera, entretanto, que "não há nenhuma sugestão de que Malova ou Andrew estivessem envolvidos em qualquer irregularidade durante a viagem".

Na última semana, o Daily Mail divulgou que o piloto do jatinho privado do empresário americano já havia indicado, em depoimentos passados, ter levado o príncipe na aeronave particular em ao menos quatro ocasiões entre abril e julho de 2001. Durante as viagens, Andrew estaria acompanhado de Epstein e uma de suas supostas vítimas, a "escrava sexual" Virginia Roberts.

Publicidade

Em notas à imprensa britânica, o Buckingham Palace — residência oficial da família real britânica em Londres — tem reiterado que o príncipe ficou "abalado" com as acusações e que "Sua Alteza Real deplora a exploração de qualquer ser humano. Sugerir que ele perdoaria, participaria ou encorajaria qualquer conduta deste tipo é horroroso".

Amizade de longa data

Publicidade

O irmão de Charles da Inglaterra e Epstein se conheceram nos anos 90 mediante uma amiga em comum chamada Ghislaine Maxwell, filha de Robert Maxwell, um bem-sucedido empresário da imprensa.

Nos anos posteriores, foram vistos tirando férias nos mesmos lugares e, inclusive, o príncipe convidou Epstein à casa de campo da família real britânica em Sandringham e ao Castelo de Windsor.

Depois que o magnata foi julgado em 2008 e deixou a prisão em 2010, ambos foram fotografados juntos em Nova York, o que obrigou o príncipe a pedir desculpas, a declarar que tinha rompido sua relação com o acusado e a renunciar ao seu cargo de representante do Reino Unido para o Comércio Exterior.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.