Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Relatos de xenofobia aumentam 93% em Portugal em 2018

Houve algumas situações em que os brasileiros foram vítimas de xenofobia e também de racismo por conta da tonalidade da pele

Internacional|Beatriz Sanz, do R7

Brasileiros sofreram xenofobia na Universidade de Lisboa
Brasileiros sofreram xenofobia na Universidade de Lisboa Brasileiros sofreram xenofobia na Universidade de Lisboa

O Relatório Anual sobre a situação da Igualdade e Não Discriminação Racial e Étnica divulgado nesta semana pela Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial de Portugal revela números alarmantes sobre o aumento de denúncias de casos de xenofobia no país europeu em 2018.

A Comissão recebeu, ao todo, 346 queixas, o que representa um aumento de 93,3% no ano passado em comparação com 2017, quando houve apenas 197 denúncias.

O relatório destaca ainda que o preconceito escancarada contra brasileiros foi o terceiro que mais motivou denúncias (45 queixas), atrás de “etnia cigana” (74 queixas) e “cor da pele negra” com 61 queixas.

Leia também

Em 2017, houve apenas 18 denúncias de brasileiros que teriam sofrido xenofobia.

Publicidade

No entanto, houve algumas situações em que os brasileiros foram vítimas de xenofobia e também de racismo por conta da tonalidade da pele.

Ofensas contra outros estrangeiros somaram apenas 9 ataques denunciados.

Publicidade

Segundo as vítimas, a maioria dos ataques aconteceu na região de Lisboa (32%), na região de Porto (8%) e também nos meios de comunicação ou nas redes sociais (14%).

O problema pode ser ainda maior, já que a Comissão contabiliza apenas as queixas que chegam até eles e é impossível dimensionar os casos que não foram denunciados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.