Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretário-geral da ONU viaja a Kiev para se reunir com Zelenski

António Guterres fará sua terceira visita à Ucrânia desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022

Internacional|Do R7

Secretário-geral da ONU, António Guterres, se reunirá com presidente da Ucrânia em Kiev
Secretário-geral da ONU, António Guterres, se reunirá com presidente da Ucrânia em Kiev Secretário-geral da ONU, António Guterres, se reunirá com presidente da Ucrânia em Kiev

O secretário-geral da ONU, António Guterres, iniciou nesta terça-feira (7) uma viagem a Kiev, aonde chegará na quarta (8) para se encontrar com o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, informou seu porta-voz, Stéphane Dujarric. Guterres fará sua terceira visita à Ucrânia desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022

O secretário desembarcou na Polônia, de onde seguirá para Kiev, cidade em que se encontrará com o chefe de Estado ucraniano para discutir a continuação do acordo sobre as exportações de cereais, disse Dujarric em um comunicado.

Esse acordo, alcançado em 22 de julho com mediação da ONU e da Turquia, visava a permitir a exportação, dos portos ucranianos, de grãos bloqueados pela ameaça de guerra. Um pacto que contribuiu para amenizar a crise alimentar mundial causada pela invasão russa.

O acordo permitiu a exportação de cerca de 20 milhões de toneladas de grãos. Após uma primeira prorrogação de quatro meses, assinada em novembro, o texto expira em 18 de março.

Publicidade

Leia também

Guterres deve deixar Kiev na quarta-feira (8).

Não foram divulgados mais detalhes sobre a visita, a terceira do secretário-geral da ONU — depois de viagens em abril e agosto — desde que a invasão russa começou, em 24 de fevereiro de 2022.

Guerra de ilusão: empresa cria tanque e lançador de foguetes infláveis e pode ajudar a Ucrânia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.