Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sobe para 25 o número de mortos em enchentes no Kentucky, EUA

Chuvas torrenciais que atingiram o estado americano devastaram casas, deixando inúmeras pessoas desabrigadas na região

Internacional|Do R7


Ruas alagadas se repetem por todo o estado do Kentucky
Ruas alagadas se repetem por todo o estado do Kentucky

O número de mortos pelas inundações no centro e no leste do Kentucky, nos Estados Unidos, subiu para 25 pessoas, segundo informou o gabinete do governador do estado, Andy Beshear, nesta sexta-feira (29).

Entre os falecidos há seis crianças, quatro delas da mesma família.

Em uma entrevista coletiva nesta manhã, o governador advertiu que o número de mortos poderá se tornar "muito mais elevado" à medida que os esforços de resgate avançarem e mais corpos forem encontrados.

Também nesta sexta, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou o Kentucky de área de "grande desastre" para confirmar a ajuda federal que o governo do país dará ao estado para lidar com essas inundações.

Publicidade

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês), o trecho do rio Kentucky na cidade de Jackson atingiu o nível mais alto já registrado, com 13 metros, marca que supera um recorde estabelecido em 1939.

Beshear já declarou estado de emergência em todo o Kentucky na quinta-feira (28), e hoje os avisos de inundação permanecem em vigor na maior parte da região.

Publicidade

A ordem de Beshear inclui a mobilização de tropas da Guarda Nacional do Kentucky para usar caminhões e helicópteros no auxílio a pessoas presas pelas águas turbulentas.

Muitas pessoas ficaram presas pelas águas da enchente nos telhados de suas casas ou nas árvores, de acordo com a emissora de televisão localWHAS11.

Publicidade

"O número de mortos continua a crescer, e muitas famílias perderam absolutamente tudo", lamentou o governador.

Na noite de quinta-feira, as autoridades do Kentucky recomendaram à população que evacuasse as casas ao redor do lago Panbowl, perto de Jackson, devido à subida das águas do rio Kentucky e a "uma descarga de lama" observada perto da barragem do lago.

Leia também

Os meteorologistas estão prevendo outra série de chuvas para hoje na área inundada por torrentes que desceram das montanhas e fizeram subir os rios e córregos nos Apalaches. As águas descontroladas danificaram pontes e inundaram casas, empresas e estradas.

Na cidade de Whitesburg, as águas da enchente inundaram o Appalshop, um centro de artes e educação conhecido por promover e preservar a história e a cultura da região.

As autoridades relataram inundações rápidas de rios e córregos no leste do Kentucky, oeste da Virgínia e sul da Virgínia Ocidental, áreas afetadas por tempestades nos últimos dias.

De acordo com a plataforma PowerOutage.us, nesta manhã havia 24.157 residências e empresas no Kentucky sem fornecimento de energia e outras 6.789 na mesma situação na Virgínia.

Jerry Stacy, diretor de Gestão de Emergências do condado de Perry, no leste do Kentucky, descreveu as inundações como "um evento catastrófico".

" gallery_id="62e41d20cd77c0d3040006a4" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/sobe-para-25-o-numero-de-mortos-em-enchentes-no-kentucky-eua-30072022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.