Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Turquia anuncia retomada das negociações sobre adesão de Suécia e Finlândia à Otan

A reunião entre os países foi adiada devido a manifestações antiturcas que irritaram o presidente Erdogan

Internacional|

Ministro turco das Relações Exteriores Mevlüt Cavusoglu em encontro com ministro húngaro Peter Szijjarto, nesta segunda-feira, em Ankara, na Turquia
Ministro turco das Relações Exteriores Mevlüt Cavusoglu em encontro com ministro húngaro Peter Szijjarto, nesta segunda-feira, em Ankara, na Turquia Ministro turco das Relações Exteriores Mevlüt Cavusoglu em encontro com ministro húngaro Peter Szijjarto, nesta segunda-feira, em Ankara, na Turquia

As negociações entre Turquia, Suécia e Finlândia para a adesão à Otan dos dois países nórdicos serão retomadas em 9 de março, anunciou nesta segunda-feira (27) o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlüt Cavusoglu.

O governo da Turquia suspendeu as negociações no fim de janeiro, ao adiar uma reunião entre os três países prevista para fevereiro, depois que várias manifestações antiturcas e contra o islã foram organizadas na capital da Suécia, Estocolmo.

Os protestos revoltaram o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que advertiu a Suécia que não apoiaria a candidatura do país a integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Em visita a Ancara este mês, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, fez um apelo para a integração imediata de Finlândia e Suécia à organização.

Publicidade

Nesta segunda-feira, o chefe da diplomacia turca considerou que "a Suécia não adotou nenhuma medida satisfatória" com este objetivo, mas reconheceu progressos nas negociações.

"Sem estes avanços, consideramos impossível dizer 'sim' à adesão da Suécia à Otan", afirmou Cavusoglu.

A Turquia acusa a Suécia de abrigar militantes e simpatizantes curdos que, segundo as autoridades turcas, são "terroristas", em particular os integrantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Ranking das 100 melhores cidades para viver conta com duas brasileiras

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.