Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia não está disposta a negociar status de Crimeia e Donbass, diz presidente turco

Segundo Recep Tayyip Erdogan, por outro lado, conversas entre ucranianos e russos têm avançado em outras questões

Internacional|Do R7


Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em entrevista coletiva na cúpula da Otan
Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em entrevista coletiva na cúpula da Otan

A Ucrânia está chegando a acordos nas negociações com a Rússia em vários aspectos, desde sua relação com a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o desarmamento e o status oficial do idioma russo, mas tem se mostrado menos disposta a negociar a situação da Crimeia e do Donbass, segundo disse nesta quinta-feira (24) o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

"No processo que continua em Belarus, pode-se dizer que há acordos sobre algumas questões, seja a Otan, seja o desarmamento, seja a segurança coletiva e a oficialidade do idioma russo. Mas fora disso está a questão do status da Crimeia e do Donbass, e isso, claro, para a Ucrânia, pode não parecer correto", afirmou Erdogan, em referência a uma possível renúncia de Kiev a esses territórios.

A península ucraniana da Crimeia foi anexada em 2014 pela Rússia, e Moscou reconheceu as duas autoproclamadas repúblicas do Donbass, Donetsk e Lugansk, como soberanas antes da invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Erdogan fez essas declarações em um encontro com a imprensa turca, transmitido ao vivo pela emissora NTV, depois de ter participado hoje da cúpula extraordinária da Otan em Bruxelas.

Publicidade

O presidente turco acrescentou que lhe parece "próprio de um líder prudente" a proposta de seu homólogo ucraniano, Volodmir Zelenski, feita na segunda-feira passada, de submeter os acordos negociados com a Rússia a um referendo popular.

Erdogan também reiterou que a Turquia continua firme em sua posição de não reconhecer a anexação da Crimeia.

Publicidade

O presidente turco também enfatizou que continua trabalhando para fazer a mediação entre Zelenski e seu homólogo russo, Vladimir Putin, e que estaria disposto a sediar um encontro entre os dois "em Ancara, Istambul ou outra província" da Turquia.

Além disso, acrescentou que, desde o início da guerra, "cerca de 60 mil ucranianos chegaram à Turquia" e que recebem ajuda de agências oficiais de ajuda humanitária turcas.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/ucrania-nao-esta-disposta-a-negociar-status-de-crimeia-e-donbass-diz-presidente-turco-06072022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.