Logo R7.com
Logo do PlayPlus
JR 24H
Publicidade

Veja medidas importantes para a segurança de prédios

Rachaduras nas paredes e infiltrações podem provocar problemas sérios em estruturas

Conteúdo Exclusivo|Do R7

O prédio de 18 andares que foi interditado por risco de desabamento, em Minas Gerais, teve a estrutura reforçada. Para estabilizar o edifício, escoras metálicas mais robustas começaram a ser instaladas. Diante desse caso, o Jornal Da Record mostra medidas importantes para a segurança de prédios. Acompanhe!

Economia da prefeitura rendeu R$ 1,2 bilhão para SP. Foto mostra o prédio do Banespa, um dos cartões postais da cidade
Manutenções e vistorias feitas de maneira regular ajudam a evitar problemas em edifícios Manutenções e vistorias feitas de maneira regular ajudam a evitar problemas em edifícios

1. Avalie as condições do prédio

Para uma boa gestão, é necessário conhecer as condições e a realidade do edifício. Por isso, o primeiro passo é realizar uma avaliação e elaborar um diagnóstico da situação, indicando os principais pontos que exigem atenção.

2. Verifique os principais indícios

Publicidade

Não é comum a estrutura desabar de repente. Normalmente, o prédio apresenta falhas e problemas, que devem ser avaliados e, se necessário, corrigidos. Fissuras, rachaduras nas paredes, piso estufado e infiltrações podem ser alguns desses indícios.

3. Divulgue as boas práticas

Publicidade

Manter o prédio em condições favoráveis é responsabilidade de todos: síndico, usuários, moradores e funcionários. Portanto, a elaboração e divulgação de um guia de boas práticas é indispensável, para que elas sejam conhecidas e aplicadas.

4. Faça um plano de manutenção

Publicidade

A manutenção adequada de um prédio abrange uma série de atividades e serviços. A ausência dela tem como resultado muitos problemas e riscos na estrutura do edifício. O ideal é elaborar um plano de manutenção e manter as vistorias em dia, evitando novas ocorrências.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada no gerenciamento de riscos, facilitando o trabalho em geral. Sistemas de gestão de segurança e outras ferramentas são capazes de deixar a análise de problemas mais ágil, segura e eficiente.

Fonte: Pacto Administradora e R7.

Confira o Jornal Da Record de segunda a sexta-feira, às 19h55, e aos sábados, a partir das 19h45

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.