Minas Gerais Chuvas fortes irão continuar em BH até o fim de semana, diz Inmet

Chuvas fortes irão continuar em BH até o fim de semana, diz Inmet

Meteorologista Claudemir de Azevedo explica que o calor, combinado à alta umidade relativa do ar faz com que temporais sejam frequentes na cidade 

BH pode ter chuvas fortes durante o fim de semana

BH pode ter chuvas fortes durante o fim de semana

Vinícius Rangel/Record TV Minas

As fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte nesta quarta-feira (14), podem continuar até o fim de semana, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Claudemir de Azevedo, meteorologista do órgão, explica que as chuvas acontecem devido a uma instabilidade atmosférica que BH e região metropolitana vêm enfrentando nos últimos dias.

— Por causa do calor e da alta umidade, a instabilidade faz com que chuvas fortes sejam registradas na cidade. 

Segundo Azevedo, a temperatura máxima na capital mineira, na tarde desta quinta-feira (15), pode ficar em 34° C. A umidade relativa do ar ficará na casa dos 35%, sendo que o recomendado pela OMS (Organização Munidal da Saúde) para a saúde humana é de 60%.

Próximos dias

Claudemir de Azevedo afirma que as temperaturas na cidade irão cair entre sexta-feira (16) e domingo (18), com o tempo instável e nublado na maior parte do dia.

Segundo o meteorologista, nesta sexta os termômetros ficarão entre 17°C e 29°C, com fortes pandacas de chuva durante. No sábado e no domingo, a temperatura ficará entre 15°C e a máxima de 24°C, também com previsão de chuva para todo o dia. 

A umidade relativa do ar aumentará consideravelmente, passando dos 35% desta quinta-feira para 50% até o domingo. 

Alerta 

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para pancadas de chuva de 20 milímetros a 40 milímetros que podem atingir a capital mineira. O alerta é válido até às 8 horas desta sexta-feira (16). 

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Nascimento 

Últimas