Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chuvas: Governo Federal reconhece estado de emergência em BH

Ministro da Integração, Hélder Barbalho, está na capital mineira para acompanhar os estragos causados pelos temporais que atingiram a cidade

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Ministro disse que BH terá prioridade no atendimento
Ministro disse que BH terá prioridade no atendimento Ministro disse que BH terá prioridade no atendimento

O Governo Federal aceitou o pedido de decreto de emergência enviado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em decorrência dos estragos causados pelas fortes chuvas. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (22), pelo ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, que está na capital mineira.

Desde o final do ano passado, BH foi atingida por uma sucessão de temporais que deixaram ruas e casas alagadas em diversos pontos da cidade. Além das perdas materiais das famílias, a pavimentação das vias foi prejudicada. Outro problema enfrentado é o transbordo de córregos que cortam a cidade.

Leia mais notícias no Portal R7

Dois buracos se abriram em ruas da capital mineira durante as tempestades desta semana. Um deles, no bairro Santa Lúcia, na região centro-sul, se transformou em uma cratera e já ocupa quase toda a via. Já a outra fissura, na avenida Assis Chateaubriand, no Centro, interditou parte da via que está em um ponto de muita movimentação.

Publicidade

Moradores do Morro do Papagaio, também na região centro-sul, também estão sendo prejudicados. Eles foram intimados a deixar suas casas que ficam abaixo de um muro de contenção da BR-356 que corre risco de desabamento. O prazo para saírem dos imóveis termina nesta quinta-feira (22).

Para contornar a situação, a Prefeitura enviou ao Executivo Federal um pedido de decreto de emergência. A medida é para que o município possa receber mais verbas para obras, como as de recapeamento de vias e drenagem dos córregos.

Publicidade

De acordo com Barbalho, a capital mineira vai receber prioridade de assistência. A prefeitura de BH vai apresentar um plano de ações emergenciais ao Ministério da Integração nas próximas duas semanas. Após análise, a pasta vai definir o valor dos repasses para a cidade.

Durante sua passagem por Belo Horizonte, o ministro ainda visitou o trecho interditado da BR-356, com o prefeito Alexandre Kalil (PHS).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.