Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em apenas um dia, chove 40% do esperado para todo o mês em BH 

Temporal desta segunda-feira (1º) fez com que Defesa Civil emitisse alerta de risco geológico alto em 7 das 9 regiões da cidade

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Carro foi arrastado por enxurrada
Carro foi arrastado por enxurrada Carro foi arrastado por enxurrada

O temporal de cerca de uma hora que atingiu a cidade de Belo Horizonte nesta segunda-feira, 1º dia de novembro, foi o suficiente para garantir que três regiões da cidade já superassem 40% do total de chuvas esperadas para todo o mês.

A média histórica de chuvas para novembro é de 239,8 milímetros e, nas regiões Centro-Sul, Leste e Noroeste, o volume de chuvas foi de cerca de 100 milímetros. 

O maior volume foi registrado na região Centro-Sul, com 101 milímetros. Já a região Norte de Belo Horizonte teve menos chuva mas, mesmo assim, os 59,8 milímetros que caíram na regional nesta segunda-feira (1º) é praticamente um quarto do total previsto para os 30 dias do mês de novembro. 

Confira o acumulado de chuvas por região

Publicidade

Barreiro: 93,4 mm (38,9%)

Centro-Sul: 101 mm (42,1%)

Publicidade

Leste: 98,4 mm (41%)

Nordeste: 77,8 mm (32,4%)

Publicidade

Noroeste: 100,2 mm (41,8%)

Norte: 59,8 mm (24,9%)

Oeste: 79,8 mm (33,3%)

Pampulha: 76 mm (31,7%)

Venda Nova: 66,2 mm (27,6%)

Sete das nove regiões de BH está em alerta para risco geológico alto nesta terça-feira (2)
Sete das nove regiões de BH está em alerta para risco geológico alto nesta terça-feira (2) Sete das nove regiões de BH está em alerta para risco geológico alto nesta terça-feira (2)

Risco geológico

Por causa das chuvas que caem nos últimos dias em Belo Horizonte, a Defesa Civil emitiu alerta de risco geológico alto para sete regionais: Pampulha, Nordeste, Noroeste, Leste, Oeste, Centro-Sul e Barreiro. As demais regiões (Venda Nova e Norte) tem risco geológico moderado.

Esse risco ocorre quando o solo está saturado devido ao grande volume de chuvas, o que faz com que a chance de um deslizamento de casas, encostas ou barrancos seja maior.

De acordo com a Defesa Civil, os moradores devem ficar alertas a alguns sinais que podem indicar risco alto de deslizamento:

- Trinca nas paredes.

- Água empoçando no quintal.

- Portas e janelas emperrando.

- Rachaduras no solo.

- Água minando da base do barranco.

- Inclinação de poste ou árvores.

Sete das nove regiões de BH está em alerta para risco geológico alto
Sete das nove regiões de BH está em alerta para risco geológico alto Sete das nove regiões de BH está em alerta para risco geológico alto

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.