Minas Gerais Defesa Civil coloca todas as regiões de BH em alerta de deslizamentos

Defesa Civil coloca todas as regiões de BH em alerta de deslizamentos

Grande volume de chuva motivou decisão; média chegou a quase o dobro do esperado para todo o mês de outubro

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

BH teve o dia mais chuvoso para o mês de outubro

BH teve o dia mais chuvoso para o mês de outubro

Reprodução / Record TV Minas

A Defesa Civil municipal colocou todas as regiões de Belo Horizonte sob alerta de risco geológico até esta quarta-feira (20).

A medida foi tomada em função do grande volume de chuva que atingiu a cidade nesta segunda-feira (18).

Com o temporal, o solo ficou mais úmido, provocando riscos de deslizamentos, desabamentos e desmoronamentos.

O alerta é considerado "forte" em oito das nove regionais. São elas: Pampulha, Norte, Nordeste, Noroeste, Leste, Oeste, Centro Sul e Barreiro. A região de Venda Nova tem alerta moderado.

Média de chuva

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até o fim desta segunda-feira, choveu em Belo Horizonte 81% além do esperado para todo o mês de outubro.

Em 24 horas, a cidade também teve o dia mais chuvoso da história de um mês de outubro, com 80,2 milímetros. O recorde, até então, era de 78,5 milímetros, registrado em 22 de outubro de 2009.

O temporal inundou ruas da capital mineira. Carros foram arrastados. Houve queda de árvores e muros. Apesar dos estragos, não houve feridos.

Um vídeo gravado do alto da Serra do Rola Moça, na região metropolitana de Belo Horizonte, mostra a formação de nuvens sobre a Grande BH.

Últimas