Minas Gerais Expedição retrata a história do queijo e mostra importância do alimento na cultura mineira

Expedição retrata a história do queijo e mostra importância do alimento na cultura mineira

Produtores artesanais da iguaria comentam sobre receita passada de geração a geração e destacam força econômica

  • Minas Gerais | Do R7, com Record TV Minas

Conhecido como um dos elementos característicos da cultura mineira, o queijo surgiu 10 mil anos antes de Cristo. Hoje, o alimento está presente nos principais pratos do estado, movimenta a economia e fomenta o turismo de muitas cidades.

Elmer Almeida, gerente regional da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) conta que a história indica que a iguaria surgiu quando o homem domesticou a ovelha e passou a usar o leite do animal na alimentação.

"O mais provável é que um homem tenha tirado leite e deixado perto da fogueira e, quando foi pegar, o material tinha virado queijo", explica.

Como o leite estragava rápido, a produção do queijo se espalhou pelo mundo como a melhor forma de preservar o alimento. Em 1533 depois de Cristo, os primeiros bovinos saíram dos Açores e da Ilha de Madeira, em Portugal, com destino ao Brasil. O rebanho foi para São Paulo e Bahia.

Em Minas Gerais, o Queijo Minas Artesanal tem modo de fabricação específico. Ele é feito em pequenas propriedades rurais, com receitas familiares tradicionais, passadas com carinho de geração em geração. O estado tem 30 mil produtores em 600 dos 853 municípios mineiros. Mais de 9.000 usam a receita do queijo artesanal e fazem 40 mil toneladas por ano.

Para entender melhor o impacto do alimento na cultura de Minas Gerais, a Record TV Minas promoveu uma expedição pelas principais cidades produtoras do Estado. O resultado está no primeiro episódio da série A Arte do Queijo de Minas, exibido no Balanço Geral MG nesta segunda-feira (28). Assista acima.

O especial terá cinco episódios na TV, exibidos até a próxima sexta-feira (2), além de dez podcasts no Portal R7 e nas principais plataformas de áudio. Ouça abaixo o primeiro programa em áudio.

Queijo Minas Artesanal tem modo de produção próprio

Queijo Minas Artesanal tem modo de produção próprio

Regiane Moreira / Record TV Minas
Últimas