Minas Gerais IPTU de BH sobe 4,35% e desconto para pagamento à vista é de 6%

IPTU de BH sobe 4,35% e desconto para pagamento à vista é de 6%

Desconto vale para quem quiser pagar, ao menos, duas parcelas à vista e termina em 20 de janeiro; confira as datas

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7

A Prefeitura de Belo Horizonte vai reajustar em 4,23% o valor do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para cerca de 745 mil imóveis na capital mineira. O reajuste é calculado conforme o IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Amplo - Especial), levantado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Hoje, Belo Horizonte tem cerca de 835 mil imóveis cadastrados, dos quais 90 mil são isentos. Dessa forma, o IPTU é cobrado de donos de imóveis ou inquilinos que vivem em cerca de 745 mil imóveis. A prefeitura espera arrecadar R$ 2,05 bilhões com o tributo. 

IPTU terá desconto de até 6%

IPTU terá desconto de até 6%

Flickr/Portal PBH

Desconto

A Prefeitura de Belo Horizonte decidiu aumentar de 5% para 6% o desconto no valor do IPTU 2021 para o contribuinte que quiser pagar ao menos duas parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano à vista no ano que vem.

A regra foi publicada na última terça-feira (22) no Diário Oficial do Município e tem como objetivo principal garantir o fluxo de caixa nos cofres municipais. 

Datas e pagamento do IPTU 2021 em Belo Horizonte

O prazo para pagamento à vista do IPTU 2021 em Belo Horizonte é 20 de janeiro. O contribuinte pode optar por pagar todo o valor de uma só vez ou ao menos duas das 11 parcelas, para garantir o desconto. 

As guias começarão a ser encaminhadas pelos Correios no dia 8 de janeiro. O vencimento das parcelas começa em 15 de fevereiro e vai até 15 de dezembro, para quem preferir pagar de forma parcelada.

Os contribuintes que não concordarem com o valor cobrado pela prefeitura têm até 3 de fevereiro para fazer uma reclamação, por meio de formulário eletrônico no site. 

Últimas