Minas Gerais Desconto para pagamento de IPTU à vista em BH será de 6% em 2021

Desconto para pagamento de IPTU à vista em BH será de 6% em 2021

Em 2020, o desconto foi de 5% para o pagamento antecipado; para prefeitura, pagar adiantado é importante para o fluxo de caixa no início do ano

BH tem 835 mil imóveis cadastrados

BH tem 835 mil imóveis cadastrados

Flickr/Portal PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte aumentou de 5% para 6% o desconto no valor do IPTU 2021 para o contribuinte que quiser pagar ao menos duas parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano à vista no ano que vem. A regra foi publicada nesta terça-feira (22) no Diário Oficial do Município. 

Dos 835 mil imóveis cadastrados junto à Prefeitura de Belo Horizonte, 90 mil estão isentos da cobrança do tributo. Os outros 745 mil imóveis são tributados e a arrecadação potencial aos cofres municipais é de R$ 2,05 bilhões. 

De acordo com o subsecretário da Receita Municipal, Eugênio Veloso, o objetivo é estimular o pagamento antecipado de impostos no mês de janeiro, para garantir o fluxo de caixa da prefeitura. 

“A arrecadação das receitas correspondentes é indispensável para a sustentação do fluxo de caixa do Município, particularmente impactado em decorrência das ainda necessárias medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19”, explica.

Prorrogação de prazo

As empresas que tiveram o alvará suspenso durante o ano de 2020 em decorrência da pandemia de covid-19, no entanto, tem até 30 de julho de 2021 para quitar as parcelar do IPTU cobradas entre abril a dezembro deste ano.

Últimas