Minas Gerais Prazo para receber desconto no IPTU em BH termina nesta sexta-feira (27)

Prazo para receber desconto no IPTU em BH termina nesta sexta-feira (27)

Cidadãos podem pagar todo o valor à vista, ou quitar um valor mínimo e parcelar o restante; o desconto é em cima do valor pago 

  • Minas Gerais | Richard Souto*, da Record TV Minas e Arnon Gonçalves, do R7

Quem optar pelo parcelamento do imposto deverá emitir as guias pelo site ou aplicativo da PBH

Quem optar pelo parcelamento do imposto deverá emitir as guias pelo site ou aplicativo da PBH

Divulgação / Breno Pataro / PBH

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para que os contribuintes de Belo Horizonte paguem com desconto de 6% o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2023. O percentual é válido para qualquer valor entre o mínimo estabelecido na guia e a quantia integral.

Fernando Huber, diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias da Secretaria Municipal de Fazenda, explicou que para obter a redução do valor é preciso seguir algumas exigências. "O cidadão pode quitar qualquer valor entre o mínimo e o máximo até 27 de janeiro e, depois, parcelar o restante do valor. É possível pagar também o montante todo à vista. O desconto será de 6% em cima do valor pago", disse Huber.

As guias também podem ser emitidas pelo site da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) ou pelo PBH APP (disponível em IOS e Android). Ainda é possível a retirada presencialmente em uma das agências dos Correios, mediante o pagamento de uma taxa de administração. O documento impresso foi encaminhado gratuitamente às residências na primeira quinzena de janeiro.

Pagamento parcelado

Para quem optar pelo parcelamento do imposto, a partir de fevereiro de 2023, as guias deverão ser emitidas pelo site da PBH ou PBH APP. São 11 parcelas mensais e consecutivas, que devem ser pagas até o dia 15 de cada mês.

Belo Horizonte possui aproximadamente 760 mil imóveis aptos a pagar o IPTU 2022 e a arrecadação total estimada pela Prefeitura neste ano é de R$ 2 bilhões.

*Estagiário sob supervisão de Gabrielle Assis

Últimas