Prefeitura faz ação para combater comércio ilegal de artesãos no centro de BH
Portaria publicada no início do mês delimita espaços para que eles exponham produtos
Minas Gerais|Márcia Costanti, do R7
Fiscais da Prefeitura de Belo Horizonte organizam uma operação na manhã desta quarta-feira (29), com o objetivo de combater o comércio ilegal de produtos artesanais no centro da capital mineira. De acordo com a instituição, a ação visa orientar artesãos nômades sobre a proibição de expor produtos em logradouros públicos, que não sejam aqueles delimitados pela portaria 11/2014, publicada no dia 3 de outubro de 2014, no DOM (Diário Oficial do Município).
A nova regra determina que os "hippies" da cidade utilizem somente a praça Rio Branco, conhecida como praça da Rodoviária, e a rua Carijós, no quarteirão entre a av. Amazonas e a rua Espírito Santo. Por isso, o foco da ação realizada hoje é a região da praça Sete. Conforme a assessoria da Secretaria de Serviços Urbanos, desde que a portaria foi publicada, estão sendo feitas operações deste tipo para explicar a mudança aos produtores.
Caso a medida não seja cumprida, o artesão poderá ter a mercadoria apreendida e será multado em R$ 834,32. As atividades começaram por volta de 8h e devem seguir até 18h30. Além dos 104 fiscais, aproximadamente 40 militares participam dos trabalhos.