Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uberlândia (MG) terá toque de recolher e lei seca contra covid-19

Prefeito Odelmo Leão (PP)  afirma que apenas as farmácias poderão funcionar nos fins de noite e durante as madrugadas

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Hospital de campanha deve ser montado na cidade
Hospital de campanha deve ser montado na cidade

A cidade de Uberlândia, a 537 km de Belo Horizonte, terá toque de recolher e lei seca para conter a covid-19, a partir desta terça-feira (23).

A informação foi divulgada pelo prefeito Odelmo Leão (PP), durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (22).

Segundo o chefe do Executivo, o detalhamento das novas restrições será definido nas próximas horas com o comitê de combate à doença. O texto deve ser divulgado em uma edição especial do Diário Oficial do Município.

Leão adiantou, contudo, que entre às 20 horas e 5 horas da manhã, apenas as farmácias poderão funcionar. Ainda de acordo com o prefeito, a venda de bebidas alcoólicas será proibida, independentemente do horário. A expectativa é que as medidas fiquem em vigor por, pelo menos, sete dias. A decisão foi tomada diante o aumento de novos casos de covid-19.

Publicidade

— Esse aumento atingiu Uberlândia e as cidades do entorno que estão se socorrendo através do nosso sistema de saúde.

Na última semana, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, esteve na cidade para avaliar a explosão de registros em toda a região do Triângulo Mineiro e recomendou restrições mais severas para os municípios.

Publicidade

Hospital de campanha

Durante a coletiva, o secretário de Saúde de Uberlândia, Gladstone Rodrigues, também anunciou a criação de um hospital de campanha dentro do Hospital Municipal da cidade. Segundo Rodrigues, o município não tem tempo hábil para montar a estrutura em outros locais, além de enfrentar dificuldade para comprar tanques de oxigênio para abastecer as instalações fora do pronto atendimento.

— É possível usar áreas como o auditório, anfiteatro e algum outro espaço da maternidade. Vamos fazer isto gradativamente. Lá eu já tenho a estrutura de oxigênio, farmácia e recursos humanos.

Os representantes da prefeitura não confirmaram quantos leitos serão abertos, mas esclareceram que eles destinados aos pacientes que não têm covid-19. De acordo com o secretário de Saúde, nesta segunda-feira as UAIs (Unidades de Atendimento Integrado) têm 391 pacientes internados.

Destes, aproximadamente 200 estão infectados com o coronavírus, sendo que 81 precisam de ser levados para UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo). Segundo a prefeitura, alguns pacientes estão sendo levado para outras cidades.

Covid-19 em Uberlândia

Segundo a prefeitura, atualmente a média de novas mortes por dia está em 12,6. Em meados de 2020, quando a cidade tinha atingido o maior índice até então, o município tinha uma média de 6,6 óbitos diários.

Dados do Governo de Minas apontam que 64.092 pessoas foram infectadas desde o início da pandemia. As mortes somam 957. A cidade, que é uma das principais do Triângulo Mineiro, tem aproximadamente 699.097 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.