Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uso de máscaras volta a ser obrigatório em escolas de Nova Lima, na Grande BH 

Acessório também deverá ser usado em unidades de saúde e transportes escolares; alta no número de casos motivou decisão

Minas Gerais|Maria Luiza Reis*, Do R7

Casos tem aumentado na cidade de Nova Lima
Casos tem aumentado na cidade de Nova Lima Casos tem aumentado na cidade de Nova Lima

A partir desta sexta-feira (27), o uso de máscaras volta a ser obrigatório em alguns locais fechados da cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com decreto do prefeito João Marcelo Dieguez Pereira (Cidadania), os cidadão devem voltar a utilizar o item em estabelecimentos e unidades de saúde, ambientes escolares de todas as redes de ensino (pública e privada) e no interior dos veículos de transporte escolar. 

A decisão foi anunciada pela prefeitura nesta quinta-feira (25), considerada como uma medida cautelar. O decreto considera a alta dos números de novos casos diários da Covid-19 na cidade. O uso de máscara nos demais locais abertos e fechados permanece facultativo. Em 11 de março, o uso de máscaras em locais abertos se tornou facultativo na cidade, e em locais abertos o uso obrigatório caiu no dia 1º de maio. 

Betim 

A Prefeitura de Betim, também na região metropolitana de Belo Horizonte, anunciou, nesta quinta-feira (26), que a obrigatoriedade do uso do acessório será retomada nas instituições de ensino e em farmácias da cidade. A medida começa a valer para as instituições de ensino na segunda-feira (30) e nas drogarias a norma já deve ser cumprida a partir de hoje (26). 

Publicidade

A medida, segundo a prefeitura, tem caráter preventivo e busca impedir que as contaminações por Covid-19 voltem a crescer na cidade, uma vez que é observado o aumento dos registros da doença no Brasil. Além disso, com a chegada do frio na região, a medida também visa prevenir a ocorrência de doenças respiratórias, que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, subiram 30% nos últimos dias. 

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Hilton Soares, explicou as razões que motivaram a decisão: “os mais jovens, sobretudo as crianças, têm questões anatômicas que os tornam mais vulneráveis às doenças respiratórias, incluindo a Covid-19. Paralelamente a isso, estamos em período sazonal que é mais propício às doenças respiratórias. E, por fim, temos uma cobertura vacinal que ainda está abaixo dos índices preconizados pelo Ministério da Saúde" esclareceu.

Publicidade

Em Belo Horizonte, o uso de máscaras em locais fechados deixou de ser obrigatório no dia 27 de abril. Até então, a prefeitura da capital mineira não informou se pretende voltar com a obrigatoriedade do uso do item de proteção. 

*Estagiária sob supervisão de Daniela Fernandes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.