Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comprar produtos 'carbono zero' é bom para o meio ambiente?

Aumenta a oferta de produtos com promessa de emissão zero de gases de efeito estufa 

MonitoR7|Do R7

Aumento da emissão de gases é a causa do agravamento do efeito estufa, que provoca as mudanças climáticas
Aumento da emissão de gases é a causa do agravamento do efeito estufa, que provoca as mudanças climáticas Aumento da emissão de gases é a causa do agravamento do efeito estufa, que provoca as mudanças climáticas

Se reparar bem, em alguns anúncios publicitários você já vai encontrar algumas empresas afirmando que seus produtos são "carbono neutro", "carbono zero" ou até "carbono negativo". E o número de produtos com essa informação tem crescido. Mas o que isso quer dizer?

A informação tem relação com o agravamento do efeito estufa e as mudanças climáticas. Se quiser entender melhor o que é o efeito estufa e sua relação com o aumento da temperatura média no planeta e as mudanças climáticas, você pode ler outro texto do MonitoR7 (links abaixo). 

O certo é que, para produzir algo, as empresas ocupam edifícios, usam máquinas, caminhões, transportam funcionários, entre outras ações. Todas essas atividades geram emissão de alguns gases que são causadores do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4).

Para reduzir essas emissões, as empresas podem implantar mudanças em seu processo de produção, optar pelo uso de energia limpa e aumentar a eficiência de suas máquinas. Se essas medidas forem insuficientes para eliminar totalmente a emissão dos gases de efeito estufa (GEEs), elas podem pagar por compensações das emissões.

Publicidade

Há várias formas para compensação. Uma das mais comuns é financiar a plantação de árvores. As árvores absorvem dióxido de carbono no seu processo de respiração. Então, elas retiram da atmosfera justamente o principal gás de efeito estufa. 

Outra maneira de compensar é comprar créditos de carbono de outras empresas que tenham mais sucesso nas suas medidas de redução de emissões. Essas empresas "vendem" as reduções extras que conseguiram fazer e, com isso, as emissões das duas empresas são zeradas.

Publicidade

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) explica que o Brasil tem potencial imenso para gerar esses créditos de carbono através de “soluções baseadas na natureza”. 

“São iniciativas como a redução do desmatamento e a degradação florestal, o manejo sustentável de áreas verdes e o reflorestamento. Até 2030, o país pode ser responsável por até 50% desse tipo de crédito. Ou seja, o Brasil tem muitos créditos a oferecer, trazendo dinheiro para novos projetos limpos e gerando emprego e renda”, informa o CEBDS.

Publicidade

Para o consumidor, é importante entender o significado desse novo momento das empresas para fazer suas escolhas de consumo. Com isso, ele pode ter também um papel importante na luta para evitar os efeitos mais graves das mudanças climáticas no planeta. Termos como "carbono zero" vão estar cada vez mais presentes nas prateleiras dos supermercados.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.