Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7
Publicidade

As fotos da atriz Marilyn Monroe sendo presa em 1954 são verdadeiras ou falsas?

Será que as fotos da detenção da artista norte-americana Marilyn Monroe, datadas de 4 de fevereiro de 1954, são reais? As imagens circulam...

E-Farsas

E-Farsas|Do R7

Será que as fotos da detenção da artista norte-americana Marilyn Monroe, datadas de 4 de fevereiro de 1954, são reais?

As imagens circulam há anos pela web, mas voltaram a ser compartilhadas no começo de junho de 2024, possivelmente devido à lembrança do dia de seu aniversário – 1º de junho (nascida em 1926, Monroe estaria completando 98 anos em 2024). Nelas, podemos ver a atriz e cantora norte-americana em dois mugshots (termo em inglês para fotos de detenção) de quando ela teria sido presa, no dia 4 de fevereiro de 1954, em Minneapolis (EUA).

Numa das fotografias, Marilyn aparece com uma placa de identificação do departamento de polícia pendurada em seu pescoço. Já na outra imagem, a artista aparece segurando o cartão de sua prisão com seu nome de casada (Norma Jeane DiMaggio).

Algumas publicações que acompanham as fotos afirmam que ela teria sido presa por dirigir devagar e sem carteira de motorista, mas será que essas imagens são reais?

Publicidade

Verdade ou mentira?

Norma Jeane Mortenson, ou Marilyn Monroe – como ficou mundialmente conhecida – foi uma atriz, modelo e cantora norte-americana que fez um enorme sucesso em Hollywood. Nascida em 1º de junho de 1926, Monroe faleceu no dia 5 de agosto de 1962 aos 36 anos, deixando uma legião de fãs e se tornando um ícone pop lembrado até os dias atuais. 

Publicidade

Ela participou de mais de 30 filmes no cinema e na TV e, fazendo papéis cômicos no início de sua carreira, Marilyn Monroe acabou sendo imortalizada como simbolo sexual de sua geração. No ano de 1954, quando supostamente teria sido presa, a moça estreou dois filmes e, no ano anterior, havia estrelado outros três.

A verdade mesmo é que não há qualquer registro de prisão de Marilyn Monroe e, apesar de estarem à venda em estampas de camisetas e de canecas, as fotos da sua suposta prisão são falsas!

Publicidade

A primeira imagem, que mostra a atriz com a placa de identificação presa no pescoço, é uma montagem feita com duas outras fotos. A parte do rosto foi tirada de uma fotografia tirada em 1957 pelo famoso fotógrafo de moda Richard Avedon. O quadro com a fotografia original está à venda no site de leilão Sotheby’s por cerca de 40 mil libras. Já o busto usado na montagem é de uma mulher que havia sido presa na década de 1960, cujo nome não foi revelado. Podemos ver no site Flashback mais mugshots dessa e de outras presas. 

Falando da outra imagem, a da Marilyn segurando a placa de identificação com seu nome real de casada, também houve adulteração. A placa foi retirada da carteira de identidade da atriz norte-americana, emitida pelo Departamento de Defesa em fevereiro de 1954. Naquela época, a artista ainda não havia mudado oficialmente seu nome para Marilyn Monroe, e usava o sobrenome de seu segundo marido, o jogador de beisebol Joe DiMaggio (com quem havia se casado um mês antes):

Outra prova de que essa história de prisão é falsa é que o documento de identificação havia sido emitido pelos EUA para que a artista pudesse atuar para as forças armadas norte-americanas na Ásia naquele período de 1954. Em fevereiro de 1954, Monroe estava em viagem de lua de mel no Japão. Inclusive, há registros da sua passagem pelo país, em apresentações e visitas aos soldados americanos feridos. 

A fotografia usada na montagem acima foi possivelmente tirada nessa visita que a celebridade fez a um hospital militar, no Japão, em fevereiro de 1954 (note que o brinco e a roupa da atriz são os mesmos da foto):

Também é falsa a alegação de que Marilyn Monroe não tinha carteira de motorista! Na verdade, ela teve três carros registados em seu nome, era habilitada e, segundo relatos de pessoas próximas, amava dirigir.

Conclusão

As fotos da suposta prisão da atriz Marilyn Monroe são falsas!

O post As fotos da atriz Marilyn Monroe sendo presa em 1954 são verdadeiras ou falsas? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.