Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7
Publicidade

As urnas terão um delay que cancela a votação se o eleitor confirmar o voto?

O TSE implantou mesmo uma nova funcionalidade nas urnas eletrônicas que pede para que o eleitor confira seu voto antes de confirmar e quem apertar o botão verde nesse tempo perderá seu voto? O vídeo tem poucos segundos e mais de uma versão e começou a se espalhar nas redes sociais, e em grupos do […] O post As urnas terão um delay que cancela a votação se o eleitor confirmar o voto? apareceu primeiro em E-farsas.

E-Farsas

E-Farsas|Do R7

O TSE implantou mesmo uma nova funcionalidade nas urnas eletrônicas que pede para que o eleitor confira seu voto antes de confirmar e quem apertar o botão verde nesse tempo perderá seu voto?

O vídeo tem poucos segundos e mais de uma versão e começou a se espalhar nas redes sociais, e em grupos do WhatsApp e do Telegram, no final de setembro de 2022. Ele mostra uma mulher explicando que a Justiça Eleitoral teria acrescentado uma nova funcionalidade nas urnas eletrônicas para as eleições gerais de 2022. 

De acordo com a mulher, agora a urna passará a exibir um aviso no rodapé da tela – em letras pequenas – pedindo para que o eleitor confira seu voto antes de confirmá-lo. Ela também diz que o TSE teria feito essa atualização “tudo na moita, tudo escondido” para anular os votos de quem não conferir.

Em outro vídeo, um homem passa o mesmo alerta, acrescentando que o eleitor deverá esperar o aviso sumir da tela para só então confirmar o seu voto para não perder a sua votação.

Publicidade

Será que isso é verdade?

E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Segundo o que diz a mulher no vídeo, o TSE teria criado essa nova funcionalidade ‘tudo na moita, tudo escondido’! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Publicidade

Verdade ou mentira?

A alegação é falsa! De acordo com o TSE, a urna eletrônica agora passou a liberar a confirmação do voto somente um segundo após o preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. No entanto, caso o botão verde seja apertado nesse curto intervalo de tempo, o voto não sofre nenhuma interferência!

A cada uma das cinco confirmações de voto (deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente), o equipamento emite um sinal sonoro curto e, após a votação completa, emite um sinal sonoro prolongado, indicando que os votos foram computados com sucesso.

Publicidade

Apertar o botão verde “Confirma” nesse 1 segundo de espera não interfere em nada na votação, como é explicado pelo próprio TSE:

A Justiça Eleitoral disponibilizou um simulador da urna eletrônica, que você pode treinar para o dia das eleições, clicando aqui!

No canal do Tribunal Superior Eleitoral no YouTube estão disponíveis inúmeros vídeos explicativos a respeito das urnas eletrônicas e de todo o processo eleitoral. No vídeo abaixo, por exemplo, o TSE explica a ordem de votação e como operar a urna eletrônica:

Conclusão

Não é verdade que as urnas eletrônicas irão anular os votos de quem clicar em “Confirma” durante a mensagem de “confira seu voto” durante a votação! A mensagem aparece, de fato, no rodapé da tela do equipamento que fica 1 segundo em espera, mas apertar o botão verde nesse tempo não interfere em nada na votação e não anulará o seu voto!

O post As urnas terão um delay que cancela a votação se o eleitor confirmar o voto? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.