Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Foto mostra o Dalai Lama sendo preso após molestar uma criança! Será verdade?

Será que a foto que mostra o líder religioso Dalai Lama sendo preso após pedir para que uma criança chupasse a sua língua é real...

E-Farsas|

Será que a foto que mostra o líder religioso Dalai Lama sendo preso após pedir para que uma criança chupasse a sua língua é real ou falsa?

A imagem começou a se espalhar através das redes sociais no final da primeira quinzena de abril de 2023, pouco tempo após a divulgação de uma nota do líder religioso Dalai Lama se desculpando por ter pedido para que um garoto chupasse a sua língua. Nela podemos ver o budista sendo levado por policiais e o texto que a acompanha afirma que ele estaria sendo preso após acusação de molestar uma criança!

Será que essa foto é real?

E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Líder religioso sendo preso! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Como já mostramos aqui no E-farsas, é verdade que o Dalai Lama pediu para que um menino chupasse sua língua. O caso aconteceu em fevereiro de 2023, mas só veio a público em abril, quando o líder budista publicou uma nota com pedido de desculpas pelo que ele chamou de “brincadeira”.

No entanto, não há nenhum registro de que ele tenha sido preso como a foto parece afirmar.

Após buscas nas principais agências de notícias do Brasil e do mundo não mostrarem nada a respeito, já podemos concluir que essa história de prisão é falsa. Um caso como esse certamente estaria entre os assuntos mais comentados pela Imprensa, o que não aconteceu. 

Analisando a imagem com mais atenção, podemos notar que há algumas falhas na imagem. Uma delas são as mãos que aparecem na cena, perceba como elas se fundem:

E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Perceba as falhas nas mãos nessa ampliação

Como mostramos nesse vídeo sobre uma foto do papa Francisco, uma das falhas desse tipo de imagem ocorre na geração das mãos:

@efarsas

o papa com uma jaqueta estilosa! Verdade ou montagem?

♬ som original – Gilmar Lopes

Origens

A imagem foi publicada pela primeira vez pelo usuário do Twitter @Tianxiashunv, no dia 12 de abril de 2023:

No dia seguinte, quando questionado sobre a origem da foto, ele explicou que se tratava de uma imagem gerada por inteligência artificial. Ou seja, a foto é falsa:

O perfil também publicou outras imagens geradas por inteligência artificial, como essa do Dalai Lama beijando outras pessoas públicas:

Conclusão

A imagem que mostra o líder religioso Dalai Lama sendo preso é falsa! Ela foi criada com a ajuda de inteligência artificial!

O post Foto mostra o Dalai Lama sendo preso após molestar uma criança! Será verdade? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.