Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O Chile inseriu propagandas da cerveja Cristal nos filmes da franquia Star Wars? 

É verdade que uma TV chilena inseriu publicidade de cerveja dentro dos filmes da saga Star Wars para não ter intervalos comerciais...

E-Farsas|

É verdade que uma TV chilena inseriu publicidade de cerveja dentro dos filmes da saga Star Wars para não ter intervalos comerciais?

Os vídeos ganharam força em compartilhamentos nas redes sociais na primeira semana de março de 2024, e mostram cenas famosas da saga Star Wars com algumas diferenças. Nas versões disseminadas, os personagens do filme aparecem segurando latas e garrafas de uma cerveja chamada Cristal. Em uma delas, Obi-Wan interrompe uma conversa com Luke Skywalker para abrir um cooller e retirar de lá uma garrafa da bebida extremamente gelada!

Segundo o que se espalhou, as cenas teriam ido ao ar numa TV do Chile, que teria optado por colocar as propagandas dentro do filme para não interrompê-lo com intervalos comerciais.

Será verdade?

E-Farsas
E-Farsas E-Farsas (E-Farsas)

Verdade ou mentira?

Uma busca por “cerveja cristal chile” no TikTok nos retorna inúmeros vídeos recentes sobre o assunto, mas a verdade é que o caso ocorreu em 2003, mais de 20 anos atrás! E, sim, é verdade que uma TV do Chile fez essas montagens!

No YouTube, podemos encontrar trechos de cenas de Star Wars, em espanhol, onde os personagens pegam a dita cerveja no meio de uma conversa. O vídeo abaixo foi publicado no YouTube em 2009:

Esse outro perfil juntou vários desses trechos:

Em 2003, o Canal 13 do Chile, em parceria com uma agência de publicidade chamada OMD Santiago, teve uma ideia inusitada para não parar seus filmes com intervalos comerciais: inserir as propagandas no filme! 

Durante uma cena com diálogos entre os personagens, um deles se abaixa e pega uma cerveja Cristal geladinha!

A iniciativa agradou à maioria dos telespectadores, mas não bateu legal no colo do cineasta norte-americano George Lucas – criador da franquia Star Wars. No ano seguinte, Lucas apresentou uma queixa ao Conselho Chileno de Autorregulação e Ética Publicitária, pois – segundo ele – as inserções estariam deturpando a sua obra. Os advogados da Lucasfilm argumentaram que a campanha publicitária induzia as pessoas a acreditarem que havia alguma associação oficial entre a produtora e a cerveja Cristal.

O conselho, então, proibiu a exibição dos comerciais em filmes, mas mesmo assim o canal continuou incorporando a cerveja em cenas de outros filmes, como no Gladiador, por exemplo, por mais alguns meses.

Em julho de 2004, a agência OMD Santiago ganhou o Grande Prêmio em Cannes por sua campanha inusitada envolvendo a cerveja Cristal dentro dos filmes exibidos no Canal 13!

Conclusão

É verdade que um canal de TV inseriu comerciais de cerveja dentro de filmes da saga Star Wars! O caso ocorreu em 2003, no Canal 13, no Chile!

O post O Chile inseriu propagandas da cerveja Cristal nos filmes da franquia Star Wars?  apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.