Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros
Publicidade

Três problemas que podem atrapalhar sua viagem de feriado

Nível de óleo, do fluído do radiador e desgaste do pneu indicam problemas que podem interromper uma viagem em família

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

Os motoristas que têm o hábito de fazer manutenção preventiva no veículo, podem apenas verificar as condições do carro antes se seguir viagem
Os motoristas que têm o hábito de fazer manutenção preventiva no veículo, podem apenas verificar as condições do carro antes se seguir viagem Os motoristas que têm o hábito de fazer manutenção preventiva no veículo, podem apenas verificar as condições do carro antes se seguir viagem

O feriado está chegando e muita gente resolve simplesmente cair na estrada. Porém é preciso ter cuidado e olhar alguns itens importantes no carro antes de encher de bagagem e aproveitar os dias livres. Para não atrapalhar o último feriado prolongado de 2024 veja três problemas comuns que podem prejudicar sua viagem e colocar tudo a perder.

Estes três itens são de fácil verificação e podem ser inspecionados em casa. Porém, em caso de qualquer indício de problemas, vale a pena passar antes na oficina para uma verificação atenta.

Vai trocar o óleo do motor? No posto, preço pode ter diferença de até 87,5%
Vai trocar o óleo do motor? No posto, preço pode ter diferença de até 87,5% Vai trocar o óleo do motor? No posto, preço pode ter diferença de até 87,5%

Óleo no nível de cor “clara”

Com motor frio, veja a vareta de óleo e o nível do lubrificante. Antes de ligar o carro retire a vareta e verifique se o nível está entre o mínimo e o máximo. Há uma marcação na peça para que possa ser verificada. O aspecto do óleo deve estar claro e jamais escuro o que significa queima do lubrificante. Se estiver abaixo ou acima do nível ou muito escuro é sinal de algum problema grave no motor. E andar com motor sem óleo pode ser fatal e certamente irá interromper a viagem do feriado.

Afinal, trocar óleo do motor por tempo de uso é mesmo nesnecessário?
Afinal, trocar óleo do motor por tempo de uso é mesmo nesnecessário? Afinal, trocar óleo do motor por tempo de uso é mesmo nesnecessário?

Pneus desgastados e direção “puxando”

Uma inspeção visual deve ser feita nos quatro pneus do carro. Com auxílio de uma lanterna de celular verifique se não há desgaste irregular, se a borracha não está com aspecto ressecado ou com vestígio de bolhas ou qualquer sinal de desgaste.

Publicidade
4,New,Tires,That,Change,Tires,In,The,Auto,Repair Escola Educação_https://escolaeducacao.com.br/por-que-motoristas-estao-usando-vinagre-nos-pneus-descubra/ (Shutterstock)

Ao dirigir o carro deixe o volante reto e veja se a direção tende a ir para um dos lados o que significa que algum reparo da suspensão deve ser feito. Amortecedores, molas, bieletas e buchas devem estar em bom estado mas isso é difícil de verificar para um motorista leigo. Deixando o volante reto veja se a direção “puxa” para um dos lados. Esse é indício de um problema que pode também interromper a viagem.

SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR - Ocorre quando a temperatura do motor passa de 92ºC. O sistema de arrefecimento, então, usa a circulação da água (com aditivo) para atenuar o calor do motor a partir do radiador.
SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR - Ocorre quando a temperatura do motor passa de 92ºC. O sistema de arrefecimento, então, usa a circulação da água (com aditivo) para atenuar o calor do motor a partir do radiador. SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR - Ocorre quando a temperatura do motor passa de 92ºC. O sistema de arrefecimento, então, usa a circulação da água (com aditivo) para atenuar o calor do motor a partir do radiador.

Nível do fluído do arrefecimento

Certamente o leitor já deve ter visto alguns carros parados à beira da estrada com fumaça saindo pelo capô, sinal de superaquecimento. Com o carro desligado, na garagem de casa, localize o reservatório do fluído do arrefecimento que tem líquido azul, rosa, vermelho ou verde. Verifique se esse fluído está no nível entre o mínimo e o máximo.

Publicidade
Sempre faça a manutenção preventiva do carro
Sempre faça a manutenção preventiva do carro Sempre faça a manutenção preventiva do carro (Internet/Reprodução)

Se estiver baixo é sinal de que o motor está trabalhando com a temperatura mais alta. Portanto ao verificar consumo desse fluído não coloque água e leve ao mecânico para descobrir a causa e evitar que o motor trabalhe com temperatura alta demais. Isso pode levar a um travamento do motor o que também pode interromper a viagem de feriado. Com estes itens em mente o motorista pode se antecipar a um problema mecânico para curtir a viagem de feriado sem preocupação com a família.


Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.