Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros
Publicidade

Último Camaro a combustão é produzido nos EUA

Adeus deve ser anunciado dentro de alguns dias

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.


General Motors não divulgou oficialmente um posicionamento a respeito do fim do Camaro
General Motors não divulgou oficialmente um posicionamento a respeito do fim do Camaro

Na última semana, sem alarde, a Chevrolet concluiu a produção do último Camaro a combustão na fábrica de Lansing Grand River, localizada no estado do Michigan, EUA. O fim do Camaro já havia sido anunciado em março deste ano, e em novembro a última unidade conversível foi fabricada.

Nos Estados Unidos, a GM introduziu o pacote opcional "Collectors" para aqueles interessados em um acabamento especial, o qual será disponibilizado no Brasil em um lote restrito de 125 unidades do Camaro de despedida. A GM inclusive apresentou o carro durante a final da Stock Car, ocorrida no último fim de semana, em Interlagos.

Chevrolet CAMARO SS V8 USADO VALE A PENA? Quanto custa a manutenção? Preço de peças e avaliação. Veja o vídeo!

A General Motors ainda não divulgou um comunicado oficial sobre o encerramento da produção do Camaro, mas é esperado que oficialize a interrupção no início de janeiro para a imprensa especializada, conforme reportado pela revista Road & Track.

Publicidade

Segundo informações do jornal local Lansing State, 369 trabalhadores entrarão em lay-off a partir de 1º de janeiro, permanecendo nessa condição até março. No total, a fábrica emprega 1.405 funcionários responsáveis pela fabricação do Camaro, bem como dos modelos Cadillac CT4 e CT5.

Fim do Camaro já havia sido decretado em março deste ano
Fim do Camaro já havia sido decretado em março deste ano

"Camaro é um produto apaixonante, que conquistou uma ampla base de fãs ao redor do mundo e atraiu muitas pessoas para as concessionárias Chevrolet ao longo das gerações", afirma o documento. Oficialmente, a GM declara que "o término da produção da sexta geração do Camaro acontecerá na linha de montagem em Lansing Grand River em janeiro".

Publicidade
Camaro era um produto de sucesso na marca Chevrolet e tinha posição de destaque no grupo
Camaro era um produto de sucesso na marca Chevrolet e tinha posição de destaque no grupo

Após um período de interrupção entre os anos de 2002 e 2009, o Camaro ressurgiu como um produto de sucesso na linha da Chevrolet, ocupando uma posição de destaque dentro do grupo. No entanto, os objetivos de eletrificação e uma nova abordagem em relação aos veículos a combustão foram fatores determinantes para essa decisão, encerrando assim a produção da sexta geração do "pony car" da GM.

Motor é o mesmo conhecido 6.2 V8 aspirado de 461 cv
Motor é o mesmo conhecido 6.2 V8 aspirado de 461 cv

O vice-presidente da GM, Scott Bel, antecipou em março de 2023 que, "embora não tenhamos anunciado um sucessor imediato para o Camaro, pode-se ter certeza de que este não marca o fim da história do Camaro".

Publicidade
Últimas unidades do esportivo ainda não foram produzidas
Últimas unidades do esportivo ainda não foram produzidas

Futuro do Camaro

De acordo com especulações, a GM supostamente tem um plano em andamento e teria desenvolvido um Camaro equipado com motor elétrico sobre a plataforma Ultium. Esse movimento seria comparável ao da Ford, que produziu o Mustang Mach-E. No entanto, a Ford lançou recentemente uma nova geração do Mustang a combustão, equipado com o motor V8, seguindo um caminho diferente do da GM, pelo menos por enquanto.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.